quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pombos preocupam a população e a Secretaria de Saúde




A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo está preocupada com o grande número de pombos nas ruas da cidade.  Essas aves transmitem zoonoses, através de fezes e secreção, como a histoplasmose, criptococose, salmonelose, psitacose, dermatites e alergias respiratórias. Esses animais, provenientes do Mediterrâneo, cujo nome cientifico é Columba lívia foi introduzido no Brasil no século XVI, como ave doméstica. Adaptou-se ao ambiente urbano e por isso, é caracterizado animal sinantrópico. Nas cidades, eles são alimentados direta ou indiretamente pelo homem e têm a sua reprodução propiciada pelas construções e habitações humanas.


O Secretário de Saúde e pneumologista, Dr. Renato Abi-Ramia, orienta e explica a população quanto às doenças que podem ser transmitidas por pombos: “As principais doenças transmitidas por essas aves, através de suas fezes, secreção e penas são: Criptococose, causada por um fungo chamado Cryptococcus neoformans, que atinge principalmente as pessoas com imunodepressão (Ex: AIDS), levando a uma grave meningite e também pneumonia. A histoplasmose também é causada por um fungo, Histoplasma capsulatum, que provoca infecção de diversos tipos, podendo ser assintomática ou causar pneumonia de gravidade variável. A psitacose é causada por uma bactéria chamada atípica, Chlamydia psittaci, que leva a um quadro infeccioso agudo com febre e dor de cabeça e também pneumonia, cujo tratamento é feito com macrolideos ou tetraciclina. As salmoneloses são causadas por bactérias, por contaminação de água e alimentos pelas fezes dos pombos, levando a um quadro de vômitos e diarréia auto limitado. Além disso, existem vários tipos de alergia, tais como dermatites, crises de asma e de rinosinusite.”, explicou o secretário.  


O controle e manejo da população dessas aves no município, são dificultados pela alimentação e abrigo facilitados pela população, o simbolismo religioso que ele possui e a impossibilidade de controle biológico e químico, pois estes não possuem aqui predador natural e são protegidos pela Lei Ambiental Nº 9605 de 12/02/1998 ( Artigo 29, parágrafo 3º ) e a inviabilidade de transposição por sua capacidade de retorno ao local de origem.  A Fundação Municipal de Saúde, através da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, realiza um trabalho de orientação para que a população não alimente essas aves afim de evitar a proliferação das mesmas. Mas de nada adianta o trabalho de limpeza e informação se a comunidade não se conscientizar para esse assunto.


Com todas essas doenças e os riscos de contaminação por causa dos pombos, o secretário faz um apelo à população friburguense: “Precisamos da inestimável e insubstituível contribuição da nossa população que não deve alimentar os pombos, pois desta forma eles não irão se reproduzir com grande facilidade, além das proteções específicas para evitar o pouso desses animais nos telhados e as feituras de ninhos.”, concluiu.


 Os pombos em grande número espalhados por várias ruas não é um problema apenas de Nova Friburgo, é possível vê-los em muitos municípios, porém cabe a todos a conscientização. Não deixar e nem jogar restos de comida ao ar livre para que os animais se alimentem e mantenham seus ninhos com mais facilidade. 




terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Riograndina recebe Mutirão da Saúde no próximo sábado



      A Fundação Municipal de Saúde, através da Coordenação de Atenção Básica, vai realizar um mutirão na UBS Riograndina, no próximo sábado (03), de 8h às 12h.
         Os moradores de Riograndina vão poder se consultar e ter acesso a diversos serviços da saúde, como: Clínica Geral, Pediatria, Odontologia, Pneumologia, Ginecologista, preventivo ginecológico, alongamento, coleta de sangue, atualização da carteira de vacinação, aferição de pressão, teste de glicemia, entre outros.
      Esse é o terceiro mutirão neste ano, já foram realizados em São Geraldo e Conselheiro Paulino, e a expectativa é de que tenha tanto sucesso quantos os outros. Porém dessa vez, a prioridade são os moradores do bairro, inclusive os pacientes acamados, que receberão visita de um médico em casa. 

      Os interessados nas consultas e serviços devem realizar o agendamento até a sexta-feira (02), na UBS Riograndina. 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Agentes de Combate a Dengue realizaram mutirão na última quarta-feira, em Conselheiro Paulino.


O mutirão da dengue passou pelas localidades de São Jorge, Três Irmãos e Floresta, na última quarta-feira (15). Com o apoio dos técnicos da Defesa Civil, os agentes entraram nas casas demolidas e abandonadas, após a catástrofe de janeiro de 2011. A Fundação Municipal de Saúde junto com a Vigilância em Saúde Ambiental escolheu Conselheiro Paulino por ter sido o bairro que concentrou a maioria dos casos da doença e com alto índice de infestação do mosquito.


Com o objetivo de promover medidas de prevenção e controle de riscos, e detectar elementos do ambiente que interferem na saúde humana, mais de 25 funcionários do combate a dengue percorreram as casas, onde foram encontrados muitos objetos com acúmulo de água e foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.  



Durante a ação houve também ações de educação em saúde e mobilização social para mudança de comportamento e de hábitos da população através de: contatos com a associação de moradores; divulgação de medidas preventivas com a distribuição de folders e cartazes com informações sobre medidas de prevenção.
Todas as ruas foram mapeadas, pelos Supervisores de Campo da Vigilância em Saúde, e estudadas de acordo com as áreas de maior problema com descarte inadequado de resíduos sólidos e disposição de residências abandonadas.




 O mutirão da dengue pode continuar com ações dos moradores, verificando suas casas. Os “10 minutos contra a dengue” é uma campanha do Governo Estadual, com eficácia comprovada. Para isso, é preciso que casa um faça a sua parte, basta verificar se as caixas d’água estão vedadas; calhas limpas; tonéis, galões, barris e poços bem vedados; pneus sem água e em lugares cobertos; bandejas de ar-condicionado limpas e sem água; bandejas de geladeira limpas e sem água; pratos de vasos de planta com areia até a borda; bromélias e outras plantas sem acúmulo de água; vasos sanitários, sem uso constante, fechados; baldes virados com a boca para baixo; lonas de cobertura bem esticadas para não formar poças; e piscinas e fontes sempre tratadas.

Para maiores informações ou denúncias ligue para a Vigilância em Saúde Ambiental: (22) 2543-6293.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Policlínica Centro recebeu o título de Unidade Básica amiga da Amamentação





A Unidade de Saúde Dr. Silvio Henrique Braune recebeu na última terça-feira (14), o título de Unidade Básica Amiga da Amamentação, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde.
O título é veio como reconhecimento de um trabalho sério de orientação as gestantes sobre a importância da amamentação. Depois de muitos anos desenvolvendo esse projeto, a policlínica foi reconhecida como “Unidade básica amiga da amamentação”. Toda a equipe dos funcionários, envolvida no programa de aleitamento materno, e as mães passaram por uma avaliação feita pelo PAISMCA/SES e foram aprovados em dezembro, recebendo esse certificado agora em fevereiro. Uma unidade da Estratégia de Saúde da Família, em Campo do Coelho, também já conquistou esse título, mas a Silvio Henrique Braune é a primeira policlínica a receber esse reconhecimento.

Segundo a coordenadora do programa de aleitamento materno do Pólo Serrando, Dra. Rosane Siqueira, esse foi um trabalho em conjunto e o título estende-se a todos que batalharam por ele: “Em Nova Friburgo todos os profissionais são capacitados, esse título não é só nosso, a Estratégia de Saúde da Família já tem esse certificado, várias unidades estão se capacitando e todos iremos rumo aos títulos. No dia 8 de dezembro nós fomos felizmente avaliados e aprovados pela Secretaria Estadual de Saúde, muitos profissionais passaram por esta avaliação, as mães que fazem parte do nosso programa também passaram por esse procedimento e esse título representa todo esse trabalho, de mais de 20 anos. Então esse título faz parte de todos que contribuíram para que ele chegasse até nós.”, concluiu. 
Para o Secretário de Saúde, Dr. Renato Abi-Ramia, esse título é motivo de orgulho para Nova Friburgo, pois o incentivo a amamentação é uma atitude que pode mudar a vida das mães e bebês: “Me sinto muito orgulhoso em participar da entrega desse título. O programa de aleitamento materno é muito importante para a nossa cidade. Incentivar esse contato com a mãe e o bebê é fundamental. O leite materno possui todos os nutrientes necessários para a vida e é o melhor alimento que pode ser oferecido a uma criança. Quero parabenizar a toda a equipe pelo empenho e dedicação a esse trabalho tão bonito que a Policlínica vem realizando ao longo dos anos.”, encerrou.

Durante a cerimônia estiveram presentes o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Renato Abi-Ramia, os funcionários da Fundação Municipal de Saúde e da secretaria Estadual de Saúde, a direção da Unidade, representantes da Unimed Friburgo e Hospital Maternidade de Nova Friburgo, além de pacientes, gestantes e mães e bebês, que fazem parte do programa.  O evento contou ainda com o Coral da Aliança Francesa de Nova Friburgo que encerrou a festa em clima de muita alegria.




terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Mutirão da Dengue estará em Conselheiro Paulino nesta quarta-feira.




A Fundação Municipal de Saúde em parceria com as secretarias de Postura, Serviços Públicos, Integrada de Conselheiro e Defesa Civil vai realizar um Mutirão da Dengue nas localidades de São Jorge, Três Irmãos e Floresta, na próxima quarta-feira (15). A concentração das equipes será na Praça Lafaiete Bravo Filho, em Conselheiro Paulino , às 9h.
O objetivo do mutirão é acabar com o foco do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a doença. A equipe da Vigilância em Saúde, que realiza o trabalho de combate a dengue, já tem todas as metas traçadas e os locais com maiores problemas de foco do mosquito, por isso as outras secretarias foram contactadas para auxiliarem nos lugares mais complicados, como casas demolidas, terrenos particulares e baldios com lixo e acúmulo de água.  
A grande preocupação da Fundação Municipal de Saúde é com a epidemia que está prevista para o interior do estado do Rio de Janeiro esse ano, por isso há um trabalho intenso ao combate, orientação, campanhas de prevenção e com o atendimento aos casos suspeitos de dengue. No ano de 2011 foram registrados em Nova Friburgo 1.045 casos, sendo 922 autóctones (contraídos aqui no município). Em Conselheiro Paulino concentram grande parte das incidências do foco do mosquito, por isso o bairro foi escolhido para essa ação em conjunta na luta contra a doença. 


Todos podem fazer parte do combate, através da campanha "10 minutos contra a dengue", basta uma checagem por toda a casa em dez minutos por semana para que se consiga acabar com o mosquito da dengue. Verifiquem: se as caixas d’água estão vedadas; calhas limpas; tonéis, galões, barris e poços bem vedados; pneus sem água e em lugares cobertos; bandejas de ar-condicionado limpas e sem água; bandejas de geladeira limpas e sem água; pratos de vasos de planta com areia até a borda; bromélias e outras plantas sem acúmulo de água; vasos sanitários, sem uso constante, fechados; baldes virados com a boca para baixo; lonas de cobertura bem esticadas para não formar poças; e piscinas e fontes sempre tratadas.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Policlínica Silvio Henrique Braune vai receber o título de Unidade Básica Amiga da Amamentação

            
A Unidade de Saúde Silvio Henrique Braune vai receber no próximo dia 14 de fevereiro, o título de Unidade Básica Amiga da Amamentação. A cerimônia de entrega será no auditório da policlínica, no Centro, a partir das 8:30h. 
 
Este título representa um selo de qualidade da Atenção Básica, particularmente da assistência materno-infantil de nosso município, e é conferido às unidades básicas que saúde após uma avaliação promovida pelo PAISMCA/SES-RJ.
 
A iniciativa “IUBAAM”, da mesma forma que a “Iniciativa Hospital Amigo da Criança”, delineia um importante papel que o aleitamento materno tem na humanização da assistência, melhoria da saúde das gestantes, mães e bebês e na redução da mortalidade infantil.
 
O aleitamento materno tem um papel fundamental na redução da morbimortalidade infantil e as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno realizadas nos hospitais e na atenção básica vêm sendo consideradas prioritárias pelo Ministério da Saúde e estão inseridas na Política Nacional de Saúde da Criança/Aleitamento Materno.
 
Pesquisas nacionais apontam que a prevalência de aleitamento materno exclusivo (AME) nos primeiros seis meses de vida vem aumentando no Brasil, mas ainda está muito aquém das recomendações, com prevalência nacional de 41%. Nova Friburgo também participou da pesquisa e obteve resultados acima da média nacional, 47%, mostrando o impacto das ações desenvolvidas.
 
Investir em ações de promoção, proteção e apoio à amamentação nos hospitais e unidades básicas de saúde faz parte das estratégias de cuidado à infância e é motivo de orgulho para Nova Friburgo.
 
Programação:
 
8:30h -  Acolhimento e apresentação do vídeo: "Leite materno: um elo de amor".
9h - Solenidade de abertura: Autoridades Municipais, Representantes da Secretaria Estadual de Saúde / PAISMCA, Vigilância em Saúde, Gerência de Atenção Básica, Hospital Maternidade de Nova Friburgo, Coordenação de Saúde da Família e Direção da Policlínica Centro.
10h - Conferência: "Processo de construção de uma Unidade Básica Amiga da Amamentação - a experiência da Policlínica Centro" - Dra. Rosane Siqueira V. Pereira.
10:30h - Entrega do Título de "Unidade Básica Amiga da Amamentação" - representante da Secretaria Estadual de Saúde: Dra. Gisele Peixoto Barbosa.
11h - Apresentação do Coral da Aliança Francesa - Maestro Alfredo José Monteiro da Cunha.
12h - Encerramento e confraternização.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Conselho Municipal de Saúde realiza reunião extraordinária hoje

O Conselho Municipal de Saúde de Nova Friburgo realizará nesta quarta-feira (08), às 19h, no auditório do Prédio da Oi, uma reunião extraordinária cuja pauta será a análise do anteprojeto de lei municipal que dispões sobre a qualificação de entidades sem fins lucrativos, como Organizações Sociais (OS), no âmbito da saúde. 
Se aprovado, o anteprojeto será remetido à Câmara Municipal e objetiva a modernização da gestão pública, facilitando a implementação de medidas capazes de solucionar problemas crônicos, até então insolúveis. Tais "OS's" já prestam serviços a muitas prefeituras no estado de São Paulo, na cidade no Rio de Janeiro, durante a gestão do Prefeito Eduardo Paes e no próprio estado do Rio. Se forem aprovadas, as "Os's" irão proporcionar um significante aumento salarial aos funcionários da Fundação Municipal de Saúde, cujos vencimentos estão muito abaixo dos praticados pelos municípios vizinhos. As Organizações Sociais, indubitavelmente, vão trazer novo alento à gestão da saúde de Nova Friburgo, suprindo imediatamente a carência de profissionais de variadas funções, cujo o impedimento de contratação e aumento salarial constituem grande entrave as medidas necessárias para que Nova Friburgo torne-se um município pioneiro na saúde pública.

Atendimento da UBS São Geraldo foi transferido para a Igreja Presbiteriana Esperança



O atendimento da Unidade Básica de São Geraldo foi transferido provisoriamente para a Igreja Presbiteriana Esperança, desde o dia 2 de fevereiro. O prédio onde era instalada a unidade foi interditado pela Defesa Civil em dezembro, quando os serviços do Posto foram levados para a Escola Municipal Nair de Araújo Rodrigues. Com o inicio do ano letivo, a Fundação Municipal de Saúde teve que procurar outro local para que a população de São Geraldo continue sendo atendida normalmente.
A Igreja Presbiteriana Esperança foi cedida pelo Pastor Irlandis Lima, que imediatamente se prontificou em ajudar, emprestando suas dependências para a instalação da unidade, que continua oferendo os serviços normais e todas as especialidades.




Segundo o Secretário de Saúde, Dr. Renato Abi-Ramia, essa mudança é provisória e nos próximos dias a obra de reforma do Posto de São Geraldo deve começar: "Já cobrei da comissão de licitação e no próximo dia 13 vai ser a licitação da obra. Acredito que em dois dias as obras devem começar e de acordo com o prazo da secretaria de obras, em 30 dias o Posto estará pronto.", afirmou Renato.
O Posto deve funcionar provisoriamente na Igreja até o mês de março, quando as obras devem ser concluídas na Unidade. As marcações de consultas continuam nos mesmos dias e horários que antes:

2ª feira: Clínica Geral - Dra. Leila Corbiceiro de Azevedo
3ª feira: Pediatra - Dra. Elizabeth Teixeira de Moura e Dra. Eliene Rodrigues da Silva
4ª feira: Ginecologista: Dr. Fernando Ferreira de Freitas
5ª feira: Dermatologista: Dr. José Henrique Bom Jr.
             Nutricionista: Dra. Cirlene Pereira

A cada 15 dias tem marcação para Otorrinolaringologista, Dr. Rommel Condé, e Gastroenterologista, Dra. Liliane Falcão.

A Igreja Presbiteriana Esperança funciona na Rua Dr. Feliciano Benedito da Costa, 2921 -  São Geraldo.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mutirão da Saúde em Conselheiro foi um sucesso




O Mutirão da Saúde, promovido pela Prefeitura de Nova Friburgo em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, realizou mais de 500 atendimentos, no último sábado (04), em Conselheiro Paulino.
O evento superou todas as expectativas e levou o poder público e diversos serviços na área da saúde para perto dos moradores do bairro, que já não recebiam ações como esta há bastante tempo. Dona Maria Eulinda dos Santos, moradora do Loteamento Floresta, fez questão de comparecer no mutirão. Desde cedo ela esteve no local e levou pessoas da comunidade para participar. Segundo ela, essa ação foi de grande importância: “Desde que eu soube desse mutirão fiz questão de pegar uns cartazes para divulgar esse projeto lá na comunidade, hoje estou aqui com os outros moradores para utilizar os serviços. Estou muito feliz com esse mutirão. Conselheiro Paulino precisa muito da atenção do governo, fomos muito atingidos aqui. Estamos muito desacreditados e essas ações trazem de volta a nossa esperança, vale a pena ter eventos como este.”, afirmou a merendeira, que utilizou o serviço de aferição de pressão arterial.



O Prefeito Sérgio Xavier esteve presente e ouviu com atenção alguns pedidos da população e para ele, ações como este fazem a diferença nos bairros.
O secretário de Saúde, Dr. Renato Abi-Ramia, mais uma vez realizou atendimento como pneumologista e clínico geral. Segundo ele, os mutirões vão continuar em diversos bairros de Nova Friburgo: “Acho muito importante essa ação. Em São Geraldo foi um sucesso e agora em Conselheiro, que superou todas as nossas expectativas, por isso vamos dar continuidade nesse trabalho, os próximos serão em Riograndina, Olaria e Amparo. Estamos estudando outras localidades também.”, concluiu o secretário.
         

Durante todo o dia a Policlínica Dr. Waldir Costa ficou muito movimentada, todos os serviços foram atendidos com muito sucesso. Tiveram diversas especialidades, como: Clínica médica, dermatologia, pediatria, pneumologia, ginecologia, endocrinologia e otorrinolaringologia, cada profissional atendeu em média 40 pacientes. Além disso, o mutirão contou com o apoio do grupo do “Hiperdia”, de controle da hipertensão e diabetes, que teve uma das maiores procuras, para a aferição da pressão arterial e o teste de glicemia. Uma equipe da Coordenação de Vigilância em Saúde, os agentes do combate a dengue, também estiveram no local e orientaram a população para o risco do mosquito transmissor da doença e para o incentivo de todos na participação dos “10 minutos contra a dengue”, que é uma grande preocupação da Secretaria de Saúde.
Mais de 40 profissionais estiveram envolvidos nesse projeto, entre equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, atendentes, organizadores e colaboradores, todos que contribuíram para o grande sucesso do evento.