quinta-feira, 25 de abril de 2013

Vacinação contra a gripe vai até o dia 10 de maio





O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe até o dia 10 de maio. É muito importante que todas as pessoas incluídas nos grupos sejam vacinadas. São elas: idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.
Lembrem-se: Quem lembra da vacina, fica protegido. 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Começa hoje a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe



Começou hoje (15) e vai até o dia 26 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas, o equivalente a 80% do grupo prioritário. Devem tomar a vacina: crianças de 6 meses de idade até menores de 2 anos; gestantes e mulheres em período pós parto, até 45 dias; pessoas com 60 anos ou mais; indígenas; trabalhadores da área de saúde e os doentes crônicos.
O objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe. Para tanto, serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).  De acordo com as orientações do Ministro da Saúde, a vacina da influenza tem a imunidade curta, de nove a doze meses. Depois de vacinadas, as pessoas estarão protegidas a partir de 15 dias. Quem foi vacinado no ano passado, precisa tomar a dose novamente.
A Vacina é feita com o vírus inativado, é segura e a única contra indicação é para as pessoas que têm alergia severa a ovo.


Em Nova Friburgo, procure a Unidade de Saúde mais próxima e vacine-se. Quem lembra da vacina, protege-se contra a gripe.






Fonte: Ministério da Saúde / portaldasaude.gov.br

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dia Mundial de Combate ao Câncer



Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. De acordo com estudos feitos pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer representa a segunda causa de morte no Brasil, atrás apenas das doenças do coração. Para chamar a atenção de todas as nações sobre importância da discussão sobre a doença e instituir políticas de prevenção, foi instituído o Dia Mundial do Combate ao Câncer, 8 de abril. 
Estima-se que, anualmente, sejam diagnosticados mais de 12 milhões de casos de câncer em todo mundo, causando mais de 7 milhões de mortes. 
A prevenção do câncer nem sempre é possível, mas há fatores de risco que estão na origem de diferentes tipos de tumor. O principal é o tabagismo. O consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade também devem ser evitados para prevenir os tumores malignos. 









Fonte: INCA / brasil.gov.br