quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dia Nacional do Controle da Asma



Hoje dia 21 de junho é comemorado o Dia Nacional do Controle da Asma, para quem não sabe a asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Em indivíduos  suscetíveis,  esta inflamação causa episódios recorrentes de tosse, chiado, aperto no peito, e dificuldade para respirar. A inflamação torna as vias aéreas sensíveis a estímulos tais como alérgenos, irritantes químicos, fumaça de cigarro, ar frio ou exercícios. Quando expostos a estes estímulos, as vias aéreas ficam edemaciadas (inchadas), estreitas, cheias de muco e excessivamente sensíveis aos estímulos. 

E para comemorar a data, lembramos que os medicamentos para o controle da doença são oferecidos gratuitamente. De acordo com o Ministério da Saúde quem sofre da doença pode pegar de graça três remédios nas mais de 20 mil farmácias populares em todo o Brasil. Desde que os remédios começaram a ser oferecidos de graça, há quinze dias, o número de beneficiados já cresceu 28 por cento. São mais de 31 mil pessoas que retiraram os antiasmáticos nas farmácias populares em todo o país. 

Segundo o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista concedida à Rádio do Portal do Ministério da Saúde, a asma é a segunda causa de internação entre as crianças de até seis anos de idade. A primeira são diarreias agudas. As crianças, as famílias, sobretudo as mães tendo acesso a remédios de graça, mais perto de casa ou de onde trabalham em toda rede do Aqui Tem Farmácia Popular, acreditamos que vai ajudar a aliviar o sofrimento das crianças, reduzir a necessidade ir para os prontos-socorros , e sobretudo reduzir internações e óbitos  decorrentes da asma nessa população.

Os medicamentos para asma, diabetes e hipertensão, fazem parte do programa Brasil Carinhoso, lançado em maio pela presidenta Dilma Rousseff. Os remédios gratuitos contra a asma devem beneficiar até 800 mil pacientes por ano e para retirá-los, basta apresentar documento com foto, CPF e a receita médica dentro do prazo de validade.






Fonte: Ministério da Saúde / Web Rádio Portal da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário