terça-feira, 24 de julho de 2012

Conheça um pouco da história de Renato Abi-Ramia





Renato Abi-Ramia nasceu e foi criado no centro de Niterói, estudou no Jardim de Infância Municipal Alberto de Oliveira. Fez o então primário no Curso Stela Trovão de Melo, ginásio e científico no Colégio José Clemente, formando-se em medicina pela UNIRIO.
Foi oficial médico da Marinha, o primeiro de turma e serviu no Hospital Naval Marcílio Dias, na Esquadra e foi Imediato do POIT (Posto Oceanográfico Ilha da Trindade); trabalhou na ASPERJ e no Hospital Luiz Palmier em São Gonçalo. Transferiu-se para Nova Friburgo, onde exerce até hoje a medicina, na especialidade de pneumologia, e é vereador.


Renato começou na vida pública em 1980, onde vem participando ativamente, acumulando em seu currículo vários cargos e funções de grande importância, que trouxeram muitos benefícios à população.

  • Foi chefe de Epidemiologia do Centro de Saúde Sylvio Henrique Braune;

  • Chefe do Serviço da Clínica Médica do Hospital Municipal Raul Sertã;

  • Diretor do Centro de Saúde Sylvio Henrique Braune;

  • Presidente da Sociedade Médica de Nova Friburgo;

  • Primeiro-secretário da Sociedade Médica do Estado do Rio de Janeiro;

  • Vice-presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro;

  • Exerceu o cargo de vereador entre 1992-1996;

  • Secretário de saúde de 1994-1996, onde implantou o Conselho Municipal de Saúde, a Fundação Municipal de Saúde, o Programa de Saúde da Família, a construção de três Policlínicas (Conselheiro Paulino, Olaria e Centro) e o término das filas através das marcações por telefone e o cartão especial;

  • Foi representante do Governo do Estado a convite da Governadora, período em que foram realizadas a recuperação das estradas de Lumiar e Amparo, a pavimentação da Estrada de São lourenço, Salinas, Vargem Alta e Serramar, a contenção e urbanização das margens do Rio Bengalas, a implantação da Farmácia Popular, do Centro de Informática Comunitária, a criação de 14 novos cursos de ensino médio nas Escolas Estaduais de Nova Friburgo e iniciou as obras para a construção da Delegacia Legal, Delegacia Especializada da Mulher (DEAM) e o Instituto de Polícia Técnica;
  • Em 2006 também foi convidado para ocupar o cargo de Presidente da Fundação Leão XIII, onde novamente desempenhou inúmeras ações e desenvolveu programas que ganharam destaque pela sua transparência e eficiência.

  • Foi eleito vereador em 2008, o mais votado da coligação vencedora (PMDB-PSC); Durante seu atual mandato, nunca utilizou o carro da Câmara; ficou contra o aumento do número de vereadores para 21 cadeiras, sendo coautor e relator do projeto que reduz para treze parlamentares, a partir das próximas eleições; Aprovou a Lei que proíbe a troca de medicamentos nas drogarias e farmácias de Nova Friburgo, a não ser por genéricos e com a presença e assinatura do farmacêutico responsável; Defendeu o projeto de aumento salarial para todos os fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que trabalham nas Policlínicas e Unidades Básica de Saúde, entre outras ações. 

  • Exerceu pela segunda vez o cargo de Secretário Municipal de Saúde, entre novembro de 2011 a abril de 2012, onde ficou por apenas quatro meses e meio e conseguiu completar as equipes dos médicos do Hospital Municipal Raul Sertã (HMRS), Hospital Maternidade de Nova Friburgo (HMNF) e UPA. Conseguiu deter as saídas com uma gratificação de R$1.000,00 (mil reais) para cada médico do HMRS e HMNF; Iniciou a obra de reforma da Maternidade, paradas há mais de 20 anos, com o término previsto para novembro deste ano. Fez a licitação para o CTI pediátrico do HMRS, cuja obra já foi iniciada. Realizou seis mutirões da saúde com cerca de 3.200 atendimentos. Iniciou a licitação de reforma geral do HMRS; Reformou a Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Geraldo, interditada pela defesa civil em dezembro de 2011; Fez a licitação para as obras de construção de uma nova UBS para Amparo; Licitou os equipamentos para o consultório de oftalmologia e aparelhos de provas funcionais respiratórias, antes inexistentes na rede. Deixou preparado dois anteprojetos, o primeiro que solucionaria a falta de médicos nos ambulatórios, com uma gratificação por produtividade, permitindo o final das filas. Implantei o SISREG (Sistema de Regulação) em todas as unidades, o que permitiria a marcação de consultas até por telefone. O outro projeto propõe a terceirização dos Recursos Humanos, única fórmula legalmente possível e imediata para a contratação de funcionários para a saúde.

    Renato Abi-Ramia acredita que é preciso mudar radicalmente o comportamento dos políticos, combatendo a política tradicional caracterizada pelo fisiologismo e benefícios pessoais. Sua atuação é pautada na honestidade, defendendo a população, combatendo a corrupção, o desperdício e a demagogia instaurados na vida pública. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário