sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Feliz 2012!!!


Vamos virar a página, 2012 será um ano diferente! 
Vamos acreditar que tudo será novo, assim como o ano que vai começar. 
Que 2012 traga mais esperança para os nossos corações! Que sejamos mais felizes e realizados. E que possamos vencer todos os obstáculos e cultivar só coisas boas nesse novo ano...

Feliz 2012!!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Faça a sua parte, doe sangue!




O hemocentro de Nova Friburgo precisa de todos os tipos de sangue. Os estoques estão em baixa e uma simples atitude pode salvar vidas. 

Para doar é preciso ter entre 16 e 65 anos, mais de 50kg e não comer nenhum alimento gorduroso nas 3 horas que antecedem a doação. E não é necessário estar em jejum. 
O hemocentro funciona do Hospital Municipal Raul Sertã, de 8h às 12h. 
Nos ajudem a manter nossos estoques na média ou acima dela! Doe sangue, doe vida!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Antes de viajar, vale a pena separar uns minutos contra a dengue.











Voltamos a lembrar sobre a dengue, principalmente nesta época do ano, em que muitos viajam. Não esqueçam de deixar as caixas d'água vedadas, as piscinas limpas com cloro, verificar garrafas, vasos de planta e qualquer objeto que possa acumular água. Vamos cuidar de nosso quintal, para que o mosquito não se prolifere. 
Lembrando sempre: DENGUE, se você agir podemos evitar!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Hoje é dia do atleta!



Aos atletas de todo o Brasil, parabéns! O esporte é o melhor caminho para uma vida saudável!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Ambulâncias do Hospital Municipal Raul Sertã garantiram o atendimento na Festa para as crianças, em Conselheiro Paulino


No último sábado uma grande festa tomou conta do Pastão, em Conselheiro Paulino. Centenas de pessoas foram receber o papai noel, que chegou de helicóptero, e em seguida, divertiram-se  num show super animado com os palhaços Patati e Patatá.


A festa contou com o apoio da polícia militar, que fez a segurança no local durante todo o dia, e com três ambulâncias do Hospital Municipal Raul Sertã, que garantiu o atendimento de algumas pessoas que sentiram-se mal, devido ao calor. Além disso, um enfermeiro, uma auxiliar de enfermagem e um maqueiro, trabalharam durante toda a festa.
Uma das ambulâncias também serviu como ponto de apoio para as crianças perdidas encontrarem seus pais.

 Durante o evento não foi registrada nenhuma ocorrência grave. Todas as crianças receberam presentes, doados por empresários e voluntários. A festa teve o apoio da prefeitura de Nova Friburgo, SAF assistencial e  Maria Atrevida Bijuterias e Acessórios.

Dr. Renato Abi-Ramia presente na formatura dos técnicos de enfermagem, em Nova Friburgo


O secretário de saúde, Dr. Renato Abi-Ramia, esteve presente na formatura dos técnicos de enfermagem de Nova Friburgo. Ao lado do secretário de educação Marcelo Verly, e da coordenadora do curso Renata Motroni, Renato falou sobre a importância do curso para a cidade e a parceria entre a saúde e educação para que coisas positivas aconteçam em Friburgo.
O secretário disse ainda, que pretende valorizar o salários dos enfermeiros e auxiliares, que estão cada vez mais defasados e parabenizou os alunos pela escolha de uma profissão tão especial.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Dr. Renato Abi-Ramia visita o Posto de Saúde do Cordoeira


O secretário de saúde, Dr. Renato Abi-Ramia, esteve nesta sexta-feira (16) nas comemorações do final de ano da Unidade Básica de Saúde Ariosto Bento de Melo, no Cordoeira.

Dr. Renato foi recebido com muita alegria pelos funcionários, pacientes e integrantes do grupo de diabéticos e hipertensos da unidade. E falou da importância do empenho de cada um para o trabalho realizado do posto, citando a competência da diretora administrativa Maria José, que trabalha muito para que a UBS esteja sempre em ordem e funcionamento.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

CAPS Nova Friburgo encerra suas atividades de 2011 com teatro e músicas natalinas



O Centro de apoio psicossocial (CAPS) encerrou suas atividades de 2011 nesta quarta-feira (14), com uma linda apresentação teatral e de músicas natalinas.  Durante a apresentação muita alegria e emoção pelo trabalho desenvolvido durante todo o ano, que foi marcado por superação, depois das chuvas que atingiram a cidade.
Todos os alunos e profissionais produziram juntos o auto de natal. Eles ensaiaram e fizeram bonito, com as músicas e textos na ponta da língua.

O secretário de saúde, Dr. Renato Abi-Ramia também esteve presente no encerramento e parabenizou à todos pelo trabalho desenvolvido ao longo de 2011 e lembrou que o natal é uma data de alegria e renovação aos corações.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Prédio onde funcionava o posto de saúde de São Geraldo é interditado e a unidade passará a funcionar em escola municipal




O prédio onde funcionava a Unidade Básica de Saúde de São Geraldo, em Nova Friburgo, foi interditado pela defesa civil, nesta sexta-feira (09). A vistoria no local, foi feita à pedido do secretário de saúde, Dr. Renato Abi-Ramia, que suspendeu as atividades na unidade, assim que recebeu o laudo.
As rachaduras são muitas, nas paredes e parte do teto da recepção e consultórios, o que pode comprometer a vida dos funcionários e pacientes do posto. Na unidade há treze especialidades, e aproximadamente 20 mil usuários cadastrados.



Para evitar um dano maior, o prédio foi desocupado hoje pela manhã e transferido para a Escola Municipal Nair de Araújo Rodrigues, também em São Geraldo. Até o final dessa semana o atendimento deve normalizar.
As instalações no local são provisórias, até que a Fundação Municipal de Saúde consiga alugar um espaço para o atendimento fixo.


Nos próximos dias o secretário e sua equipe vão trabalhar para resolver esse problema de espaço e normalizar a situação do posto. A prioridade agora é fazer a mudança do posto para a escola no menor tempo possível, para que os pacientes não sejam prejudicados.

13 de dezembro: Dia do Marinheiro





Parabéns à todos os marinheiros pelo seu dia!


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dengue: Saiba porque dez minutos fazem a diferença na luta contra a dengue


O blog vem falando sobre dengue não é de hoje. Parece repetitivo, mas é importante frisar o quanto o cuidado e a prevenção é importante, principalmente em Nova Friburgo, onde o número de casos registrados até agosto de 2011, chegou a 1.224, contra 80 em 2010.  A população friburguense precisa se conscientizar e ajudar o município nessa campanha e aderir os "dez minutos contra a dengue".
Agora você deve estar se perguntando, "dez minutos faz alguma diferença?".  Sim, faz muita diferença. Porque o mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti, tem hábitos domésticos. Ele vive dentro ou a redor dos domicílios e em locais freqüentados por pessoas. Sua presença é mais comum em áreas urbanas e a infestação é mais intensa em regiões com alta densidade populacional e em locais de ocupação desordenada. Isso explica o fato de 80% dos focos do mosquito estarem dentro das residências.
Por isso o perigo pode estar dentro da sua casa, e as ações preventivas de eliminação de focos dependem do empenho de todos. E quem melhor do que você, para cuidar de sua casa? O seu olhar atento e o seu cuidado constante podem fazer a diferença na luta contra a doença. Na prática, isso significa criar e manter uma rotina para impedir que o Aedes aegypti encontre, dentro de sua residência, locais propícios para se procriar. Com 10 minutos por semana você poderá fazer isso.
Por isso olhe com carinho, observe, colabore e examine sua casa. Veja se não há nenhum foco do mosquito. Converse com seus vizinhos, amigos e parentes, os incentivem a participar conosco dessa campanha e vamos eliminar a dengue de Nova Friburgo.
Nossa cidade já passou por uma tragédia no ano passado, nós não queremos uma epidemia em 2012. Vamos fazer a nossa parte. Cuide da sua casa, do seu espaço. O tempo é pouco, são dez minutos, mas a diferença que esses minutinhos vão fazer, no trabalho de combate a doença é muito grande.



Tome uma atitude, diga não a dengue!



- Encha de areia até a borda os pratinhos de vasos de plantas;

- Lave semanalmente por dentro, com escovas e sabão, os tanques utilizados para armazenar água;

- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias, etc.;

- Mantenha bem tampados tonéis e barris d'água;

- Lave, principalmente por dentro, com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc.;

- Mantenha a caixa d'água sempre fechada com tampa adequada;

- Evite ter bromélias em casa. Substitua-as por outras plantas que não acumulem água. Se preferir mantê-las, é indispensável tratá-las com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando, no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas;

- Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana;

- Não jogue lixo em terrenos baldios;

- Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva;

- Guarde as garrafas vazias sempre de cabeça para baixo e em local coberto;

- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;

- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;

- Lave bem os suportes de garrafões de água mineral sempre que trocar os garrafões;

- Verifique se as bandejas de ar condicionado não estão com acúmulo de água;

- Deixa a tampa dos vasos sanitários fechadas. Em banheiros pouco usados, dê descarga uma vez por semana. Use água sanitária com freqüência em qualquer grande reserva de água sem consumo humano.

- Verifique se há entupimento nos ralos e se não for utilizá-los, mantenha-os vedados.

- Cacos de vidro no muro. Coloque areia ou cimento em todos aqueles que podem acumular água.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Hoje tem programa "Hora Livre", na rádio Conselheiro FM.





Hoje, à partir das 14h, o secretário de saúde Dr. Renato Abi-Ramia, estará no programa "Hora Livre", da rádio Conselheiro FM 87,7.
Os ouvintes podem participar por telefone: (22) 2527-5252, tirando suas dúvidas e mandando sugestões.
A rádio também pode ser ouvida pela internet: http://www.radioconselheirofm.com.br/radio/
Liguem e participem!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Hemocentro de Nova Friburgo precisa de doação de sangue



O Hemocentro de Nova Friburgo precisa com urgência de sangue de todos os tipos. Os estoques estão abaixo da média necessária para atender o Hospital Municipal Raul Sertã. 
O Hospital atende Friburgo e municípios vizinhos, o ideal em estoque seria de 60 bolsas de sangue por dia. Atualmente o hemocentro recebe menos da metade, em algumas épocas esse número chega a ser menor ainda. Agora com a chegada das festas de final de ano, há uma necessidade maior de estocar os sangues, por isso o banco de sangue precisa de doações todos os dias.

Para ser um doador é necessário:

- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde
- Ter entre 18 e 65 anos
- Pesar no mínimo 50 Kg 
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.





Hemocentro de Nova Friburgo
Local: Hospital Municipal Raul Sertã
Horário para doação: 8h às 14h.






Vamos colaborar para que esses números se multipliquem,    vamos salvar vidas. 

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Dengue: Vamos agir, vamos evitar!

Mais uma vez o blog vai entrar no assunto da dengue em Nova Friburgo. A repetição é para que a população se conscientize e nos ajude nessa missão de agir contra o mosquito Aedes Aegypti, que transmite a doença.
A missão é simples, ficar de olho na sua casa, checar seu terreno e falar com seu vizinho para cuidar do espaço dele. Se todos fizerem isso, em breve teremos uma equipe enorme para o combate a dengue. O mais importante é o trabalho de cada um, o empenho, para que no próximo ano não haja uma epidemia e nem chegue ao número de casos que tivemos esse ano na cidade.
A Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo, já elaborou um plano de contingência da dengue para dar sustentabilidade e continuidade nas ações de combate e no tratamento da doença. Porém, é necessário que a população faça a sua parte, é um bem coletivo que vai ajudar a salvar nossa cidade do caos de uma epidemia.

Só esse ano, até agosto,  foram registrados 1.224 casos notificados da doença, um número muito maior que em 2010, onde foram registrados apenas 88. Por isso, esse alerta ao friburguense, para agir e evitar a dengue.
Os bairros onde foram registrados focos do mosquito, em 2011, foram: Bela Vista, Chácara do Paraíso, Conselheiro Paulino, Cordoeira, Córrego D'antas, Nova Suíça, Paissandú, Olaria, Parque das Flores, Prado,  Rui Sanglard, Suspiro e Ypú.
Portanto, fiquem atentos e tirem um tempo da semana para dedicarem-se a isso:

Dr. Renato Abi-Ramia reúne-se com a enfermagem e coordenação da Estratégia de Saúde da Família



O secretário de saúde, Dr. Renato Abi-Ramia, reuniu-se nesta segunda-feira (05), com a enfermagem e a coordenação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Nova Friburgo. Durante a reunião, o secretário pediu agilidade na convocação dos enfermeiros, aprovados no concurso de 2007, e solicitou à todos que o ajudem a conseguir médicos para trabalhar no programa, que é a maior dificuldade, devido a distância de alguns distritos e o salário oferecido pela rede.
Renato ouviu algumas sugestões dos enfermeiros e disse que vai ajudá-los no que for necessário para a melhoria do trabalho das equipes e o desenvolvimento da ESF.
A ESF funciona nos distritos distantes, principalmente da área rural de Nova Friburgo. Hoje, o maior desafio para o funcionamento eficaz do programa é a contratação dos médicos, faltam quatro para as unidades. O coordenador da ESF, Dr. Mário Bonin, comprometeu-se a conversar com alguns profissionais para tentar levá-los para as unidades, para que o trabalho possa começar em breve.O secretário colocou-se a disposição de toda a equipe da estratégia de saúde da família.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dr. Renato Abi-Ramia na rádio Conselheiro FM


Hoje, à partir das 14h, o secretário de saúde Dr. Renato Abi-Ramia, estará no programa "Hora Livre", da rádio Conselheiro FM 87,7.
Os ouvintes podem participar por telefone: (22) 2527-5252, tirando suas dúvidas e mandando sugestões.
A rádio também pode ser ouvida pela internet: http://www.radioconselheirofm.com.br/radio/
Liguem e participem!

Dez minutos contra a dengue: Uma atitude simples que pode salvar vidas



O verão está chegando e a preocupação com a dengue torna-se cada vez maior, o governo lançou uma campanha chamada "10 minutos contra a dengue", sugerindo que a população participe desta empreitada e ajude a combater o mosquito Aedes-Aegypt, transmissor da doença. Para participar é simples, basta separar dez minutos da semana para fazer uma revisão em sua casa, terreno, vizinhança e comunidade. 
A dengue pode até matar, para evitar isso é preciso que todos se conscientizem e participem desta campanha. Se cada um fizer a sua parte, é possível evitar os riscos e a epidemia da doença em nossa cidade. 


COMO SE PROTEGER DO MOSQUITO ADULTO

A melhor forma de se prevenir contra o mosquito adulto é evitar que ele se desenvolva, ou seja, eliminar os focos das larvas. O uso de inseticidas, por exemplo, não é uma boa forma de eliminar o mosquito adulto. Os mosquitos estão se tornando cada vez mais resistentes a essas substâncias e assim gerando filhos também resistentes aos inseticidas, o que está tornando a população de Aedes aegypti predominantemente resistente. Fora isso, o uso de inseticidas causa sérios danos à natureza. O uso de inseticidas em larvas também tem as mesmas contra indicações.

Sendo assim, a melhor maneira de combater o mosquito adulto é eliminar as águas paradas, ou seja, os criadouros do mosquito. Não havendo água parada, as fêmeas não têm um lugar adequado para que seus ovos se desenvolvam e assim, a população de mosquitos adultos vai sendo reduzida até não representar mais perigo.

Porém, existe uma série de medidas que se não impedem a transmissão da doença, pelo menos a dificulta. São estas:

O uso de espirais ou vaporizadores elétricos: Devem ser colocados ao amanhecer e/ou no final da tarde, antes do pôr-do-sol, horários em que os mosquitos da dengue mais picam.

Mosquiteiros: Devem ser usados principalmente nas casas com crianças, cobrindo as camas e outras áreas de repouso, tanto durante o dia quanto à noite.

Repelentes: Podem ser aplicados no corpo, mas devem ser adotadas precauções quando utilizados em crianças pequenas e idosos, em virtude da maior sensibilidade da pele.

Telas: Usadas em portas e janelas, são eficazes contra a entrada de mosquitos nas casas.

Ar condicionado: O uso do ar condicionado inibe o mosquito, pois baixa a temperatura e a umidade do ar, mas não o mata. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento quando eles estiverem desligados.


COMO IDENTIFICAR E ELIMINAR OS FOCOS

Atitudes simples podem impedir a criação de focos do mosquito Aedes aegypti na sua casa ou no seu trabalho. Confira as principais maneiras de se prevenir:

- Encha de areia até a borda os pratinhos de vasos de plantas;

- Lave semanalmente por dentro, com escovas e sabão, os tanques utilizados para armazenar água;

- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias, etc.;

- Mantenha bem tampados tonéis e barris d'água;

- Lave, principalmente por dentro, com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc.;

- Mantenha a caixa d'água sempre fechada com tampa adequada;

- Evite ter bromélias em casa. Substitua-as por outras plantas que não acumulem água. Se preferir mantê-las, é indispensável tratá-las com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando, no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas;

- Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana;

- Não jogue lixo em terrenos baldios;

- Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva;

- Guarde as garrafas vazias sempre de cabeça para baixo e em local coberto;

- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;

- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;

- Lave bem os suportes de garrafões de água mineral sempre que trocar os garrafões;

- Verifique se as bandejas de ar condicionado não estão com acúmulo de água;

- Deixa a tampa dos vasos sanitários fechadas. Em banheiros pouco usados, dê descarga uma vez por semana. Use água sanitária com freqüência em qualquer grande reserva de água sem consumo humano.

- Verifique se há entupimento nos ralos e se não for utilizá-los, mantenha-os vedados.

- Cacos de vidro no muro. Coloque areia ou cimento em todos aqueles que podem acumular água.


Nova Friburgo realizou ações no Dia Mundial de combate à AIDS

No dia mundial da luta contra a AIDS, Nova Friburgo aderiu a campanha e teve programação durante toda a manhã e início da tarde. O evento começou bem cedo com uma missa em ação de graças pela vida, na Catedral São João Batista, que encerrou com um café da manhã para todos os convidados. Logo após, foram realizadas várias atividades na Demerval Barbosa Moreira, com a participação da Faculdade de enfermagem da Universidade Estácio de Sá, ONG Amigos da Vida, ONG Anastácia, ONG GPS, Centro de referência da mulher, Centro de referência contra a homofobia, Tecle Mulher e um ônibus da saúde. 

Durante a programação foram realizados testes rápidos para HIV, exames para HIV, hepatite e sífilis, além de vacinação para hepatite B, distribuição de preservativos e panfletos sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e oficinas de prevenções às DST's. 


 A campanha do Ministério da Saúde deste ano é voltada para os jovens gays de 15 a 24 anos. A Ação busca discutir as questões relacionadas às vulnerabilidades ao HIV/Aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além de estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a Aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Medicamentos


Após 2 anos e oito meses, finalmente a Câmara Municipal de Nova Friburgo aprovou o projeto de número 1447/2009 que estabelece normas para compra de medicamentos. Com isso, os hospitais públicos, Hospital Raul Sertã , Maternidade e toda rede  ambulatorial distribuirão medicamentos de qualidade comprovada, com significativa melhora da qualidade de vida, reduzindo-se os agravos das doenças, consultas de emergência, hospitalização e mortes.

O projeto tem extraordinário alcance social que coloca Nova Friburgo na vanguarda da saúde, pois, a utilização de medicamentos que não tem a qualidade exigida é uma das maiores aberrações na saúde pública do Brasil.


Que sirva de exemplo para o Estado, a União e os Municípios.

Renato Abi-Ramia
Médico e Vereador

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Você pergunta...Renato responde!

Olá meus amigos e amigas!,


Semana que vem estaremos com uma novidade no FACEBOOK, o quadro: 
Você Pergunta...Renato responde!!!


Todas as sextas feiras estaremos respondendo de "maneira diferente" a perguntas,  
então durante a semana, enviem suas perguntas!


Aproveitando para ressaltar aqui, minha indignação com a atual situação da nossa cidade, e que estou na luta, junto a população Friburguense, para mudar toda essa situação!!!




Agradeço o carinho de sempre!Grande abraço!


Renato Abi-Ramia





sábado, 25 de junho de 2011

POR QUE NÃO ACEITEI SER SECRETÁRIO DE SAÚDE

Uma das maiores frustrações da minha vida pública foi não poder aceitar o cargo de secretário de saúde do atual governo. Embora repetidas vezes já mostrei de forma clara os motivos, grande parte da população não teve acesso.

Dessa forma, mais uma vez, vou repetir.

No dia do convite o prefeito Dermeval impôs a continuação da Dra. Jamila Calil na direção do HMRS.

A referida médica já esta há muitos anos exercendo funções de direção na FMS, já tendo sido diretora do HMRS e secretária de saúde. Durante o período de sua administração a saúde em Nova Friburgo piorou sensivelmente, com aumento da morbimortalidade e a falência do sistema de atendimento ambulatorial. Além disso, o prefeito naquela semana mudou toda a estrutura financeira da Fundação, além de ter nomeado outros diretores como: diretor do PSF, diretor da Policlínica Centro, coordenador Odontológico, sem ouvir o então secretário, o que, administrativamente é inconcebível. Outrossim, o prefeito Dermeval tem uma visão completamente diferente da minha em relação à política, adotando as práticas deletérias da política tradicional.

Obviamente, não poderia participar de um governo que agride as minhas convicções e que representa a meu ver o atraso, a inação, as promessas irrealizáveis e sobretudo o desrespeito com a população de Nova Friburgo, especialmente a mais carente, e hoje mais que nunca, atingida profundamente pela tragédia climática de janeiro.

Estamos na LUTA juntos com a população pelo melhor sempre, o caminho é longo, os obstáculos...muitos, mas é pra isso que  estamos aí,  desistir NUNCA!!!


terça-feira, 21 de junho de 2011

Dia Nacional de combate a asma!

Boa noite amigos e amigas, hoje, 21 de junho, 
é o dia Nacional de combate a asma.







A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. 

Em indivíduos suscetíveis esta inflamação causa episódios recorrentes de tosse, chiado, aperto no peito, e dificuldade para respirar. A inflamação torna as vias aéreas sensíveis a estímulos tais como alérgenos, irritantes químicos, fumaça de cigarro, ar frio ou exercícios.

Quando expostos a estes estímulos, as vias aéreas ficam edemaciadas (inchadas), estreitas, cheias de muco e excessivamente sensíveis aos estímulos. 

Pra quem quer saber um pouco mais sobre a asma, seguem alguns links interessantes sobre a mesma:





sexta-feira, 17 de junho de 2011

CPI JÁ



O vereador Cláudio Damião requereu com as assinaturas dos vereadores Renato Abi-Ramia, Professor Pierre, Edson Flávio e Marcos Medeiros a instalação de uma CPI para verificar a utilização dos recursos destinados à calamidade. Baseado na decisão do STF que assegura às minorias o direito da instalação de uma CPI, criada com a assinatura de 1/3 dos vereadores (entendimento corroborado pelo procurador da casa Dr. Guilherme Cardoso).

No entanto, inconformado, o vereador Jorge Carvalho, líder do governo Dermeval Barboza Moreira, utilizando as suas corriqueiras e conhecidas práticas, impediu a instalação da CPI.

Lamentavelmente, o povo de Nova Friburgo ficará impedido de saber das possíveis irregularidades que ocorrem no atual desgoverno.
Mas uma vitória do vereador Jorge Carvalho e mais uma derrota da democracia e da legalidade.

Dessa forma o povo friburguense tão massacrado pela inépcia dos governantes, fica sem saber da destinação dos recursos alocados para a construção da cidade.


quinta-feira, 16 de junho de 2011

O DESCASO COM OS MORADORES DO “BURACO DO SAPO”

A PMNF abandonou os moradores do “Buraco do Sapo” localidade em Córrego Dantas, com falta de luz, acesso e nenhum tipo de assistência.


A comunidade local, duramente atingida pela catástrofe de 12 de janeiro encontra-se também agredida pela falta de ação do poder público. Lembramos que a maioria das pessoas ali residente perdeu tudo. É preciso ações urgentes e efetivas que saiam da retórica das promessas e venham contemplar os cidadãos no seu direito de ter ao menos uma vida digna.


Sabemos que além do “Buraco do Sapo” outras muitas, muitas comunidades igualmente afetadas, clamam pelos seus direitos, esquecidos, omitidos e vilipendiados por esse governo municipal instalado em Nova Friburgo.


E nossa luta não pára, dignidade já!!!



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Tomógrafo

Instalado o tomógrafo computadorizado de última geração no Hospital Municipal Rual Sertã. O vereador Renato Abi-Ramia, através de indicação e visita aos diretores do serviço terceirizado de tomografia computadorizada do HMRS, solicitou a troca do equipamento até então obsoleto, por um novo tomografo helicoidal.


Argumentou que o Hospital Unimed já dispunha de tal aparelho, também terceirizado pela mesma empresa, sendo o tomógrafo ate então existente no HMRS, incapaz de realizar exames imprescindíveis para o diagnostico de doenças com alta incidência, citando a tromboembolia pulmonar – TEP, que necessita de angiotomografia.
Agora, o HMRS se equipara aos hospitais com alta tecnologia.



Conclusão, se houver luta e insistência juntos conseguimos muitas coisas.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Vitória para o Povo Friburguense

Vereador Renato Abi- Ramia
consegue a lombada eletrônica que está sendo instalada 
em frente ao Hospital São Lucas.

Através solicitação feita ao DER, está sendo finalmente instalada a lombada eletrônica  na Estrada Friburgo Teresópolis km 1.

Há muitos anos a direção do Hospital São Lucas vem pedindo, por reiterados ofícios a instalação de uma lombada eletrônica naquele trecho do Rodovia RJ 130, pois inúmeros acidentes ocorrem e o acesso dos usuários do nosocômio fica muito prejudicado.

Dessa forma, com o apoio do presidente da ALERJ Deputado Paulo Melo, foi viabilizado a referida instalação.



Nas grandes batalhas da vida, 
o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Programa Cidade Real

Boa tarde meus amigos e amigas.


Recebi um convite para participar do programa Cidade Real na próxima segunda-feira, dia 23/05, às 22 horas.




Agradeço o convite e confirmo minha presença.


Abraços a todos, até lá!


http://www.novafriburgocidadereal.com.br







segunda-feira, 16 de maio de 2011

Parabéns Nova Friburgo

Estamos juntos na luta  pela reconstrução de nossa cidade, é hora de renovar as esperanças, erguer as mangas e trabalharmos juntos, pra voltarmos a ser nossa NOVA FRIBURGO!

Cada um fazendo sua parte seremos ainda melhores!



Parabéns Nova Friburgo pelos 193 anos de existência!

Abraço carinhoso a todos Friburguenses, do amigo Renato Abi-Ramia 

terça-feira, 10 de maio de 2011

Medicamentos sem qualidade (Guelta)



O projeto que proíbe a aquisição de medicamentos sem qualidade pelo SUS  completou 2 anos no mês passado e até agora não foi para pauta. 


Por que?


O projeto é de minha autoria e por sinal o mais importante que já fiz, pois reduz acentuadamente as mortes, evita complicações de doenças, diminui significativamente idas ao pronto - socorro e internações.


Todos os médicos sabem que esses medicamentos chamados "guelta" são pouco eficientes porque não têm as quantidades de drogas citadas nas bulas e por isso nenhum médico receita.
Fico inconformado com a insensibilidade daqueles que embora não utilizem pessoalmente esses medicamentos de baixa qualidade, impõe para o povo que desconhece a ineficiência dos mesmos.


Vou para as ruas alertar o povo para o descaso e falta de amor ao próximo.
Sejam benvindos amigos e amigas ao meu blog.


De hoje em diante por  aqui vocês acompanharão um pouco sobre minha trajetória, meu dia, notícias, dicas, sugestões e muito mais.