terça-feira, 26 de junho de 2012

Dia Nacional do Diabetes




Dia 26 de junho é comemorado o Dia Nacional do Diabetes. A data foi criada para chamar a atenção da população para a prevenção e o cuidado da doença. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil existem 12 milhões de diabéticos. Aproximadamente metade dos portadores de diabetes tipo 2 desconhecem sua condição, uma vez que a doença é pouco sintomática. O diagnostico precoce do diabetes é importante pois o tratamento evita sua complicações.


O que é diabetes?

Os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substancia produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue o que chamamos de HIPERGLICEMIA. Diabetes é a elevação da Glicose no sangue: HIPERGLICEMIA.


Tipos de diabetes
 
Há três tipos de diabetes: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacional.

Diabetes tipo 1 – É também conhecido como diabetes insulinodependente, diabetes infanto-juvenil e diabetes imunomediado. Neste tipo de diabetes a produção de insulina do pâncreas é insuficiente pois suas células sofrem o que chamamos de destruição autoimune. Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais. Há risco de vida se as doses de insulina não são dadas diariamente. O diabetes tipo 1 embora ocorra em qualquer idade é mais comum em crianças, adolescentes ou adultos jovens.

Diabetes tipo 2 – É também chamado de diabetes não insulinodependente ou diabetes do adulto e corresponde a 90% dos casos de diabetes. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade embora na atualidade se vê com maior frequencia em jovens , em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e stress da vida urbana Neste tipo de diabetes encontra-se a presença de insulina porém sua ação é dificultada pela obesidade, o que é conhecido como resistência insulínica, uma das causas de HIPERGLICEMIA. Por ser pouco sintomática o diabetes na maioria das vezes permanece por muitos anos sem diagnóstico e sem tratamento o que favorece a ocorrência de suas complicações no coração e no cérebro.

Diabetes Gestacional – A presença de glicose elevada no sangue durante a gravidez é denominada de Diabetes Gestacional. Geralmente a glicose no sangue se normaliza após o parto. No entanto as mulheres que apresentam ou apresentaram diabetes gestacional, possuem maior risco de desenvolverem diabetes tipo 2 tardiamente, o mesmo ocorrendo com os filhos.


Quem pode ter diabetes?
 
A maioria, próximo a 90% dos portadores de diabetes, é do tipo 2, pouco sintomática podendo passar despercebida e retardar portanto o diagnostico o tratamento e favorecer a ocorrência de complicações. A presença de uma ou mais das seguintes condições sugerem a possibilidade da presença de diabetes:



Familiares próximos portadores de diabetes.
Idade maior que 45 anos
Excesso de peso ou obesidade
Pressão Alta
Colesterol elevado
Mulheres com antecedentes de filhos nascido com mais de 4.0 Kg.

Sintomas de Diabetes
 
Os sintomas mais comuns são:


  • Urinar excessivamente, inclusive acordar varias vezes a noite para urinar.
  • Sede excessiva. 
  • Aumento do apetite. 
  • Perda de peso – Em pessoas obesas a perda de peso ocorre mesmo estando comendo de maneira excessiva.
  • Cansaço. 
  • Vista embaçada ou turvação visual
  • Infecções frequentes, sendo as mais comuns, as infecções de pele.


No diabetes tipo 2 estes sintomas quando presentes se instalam de maneira gradativa e muitas vezes podem não ser percebidos pelas pessoas. Ao contrário no diabetes tipo 1 os sintomas se instalam rápidamente, especialmente, urinar de maneira excessiva, sede excessiva e emagrecimento. Quando o diagnostico não é feito aos primeiros sintomas os portadores de diabetes tipo 1, podem até entrarem em coma, ou seja perderem a consciência, uma situação de emergência e grave.

Quaisquer que sejam os sintomas, um médico deve ser procurado imediatamente para realização de exames que esclarecerão o diagnostico.

Diagnostico de diabetes
   
O diagnostico de diabetes é bastante simples. Procure um médico de sua confiança ou a unidade de saúde próxima a sua casa para a medida da glicose no sangue e saber se você é portador de diabetes.

E para melhor tratamento e controle da doença deve ser feita uma combinação de exercícios e alimentação. 




Em Nova Friburgo existe um Programa de Controle chamado HIPERDIA, que funciona nas policlínicas e Unidades Básicas de Saúde. É importante que haja um acompanhamento médico para que a doença seja controlada e que você viva normalmente. 



Fonte: Associação Brasileira de Diabetes 

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dia Nacional do Controle da Asma



Hoje dia 21 de junho é comemorado o Dia Nacional do Controle da Asma, para quem não sabe a asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Em indivíduos  suscetíveis,  esta inflamação causa episódios recorrentes de tosse, chiado, aperto no peito, e dificuldade para respirar. A inflamação torna as vias aéreas sensíveis a estímulos tais como alérgenos, irritantes químicos, fumaça de cigarro, ar frio ou exercícios. Quando expostos a estes estímulos, as vias aéreas ficam edemaciadas (inchadas), estreitas, cheias de muco e excessivamente sensíveis aos estímulos. 

E para comemorar a data, lembramos que os medicamentos para o controle da doença são oferecidos gratuitamente. De acordo com o Ministério da Saúde quem sofre da doença pode pegar de graça três remédios nas mais de 20 mil farmácias populares em todo o Brasil. Desde que os remédios começaram a ser oferecidos de graça, há quinze dias, o número de beneficiados já cresceu 28 por cento. São mais de 31 mil pessoas que retiraram os antiasmáticos nas farmácias populares em todo o país. 

Segundo o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista concedida à Rádio do Portal do Ministério da Saúde, a asma é a segunda causa de internação entre as crianças de até seis anos de idade. A primeira são diarreias agudas. As crianças, as famílias, sobretudo as mães tendo acesso a remédios de graça, mais perto de casa ou de onde trabalham em toda rede do Aqui Tem Farmácia Popular, acreditamos que vai ajudar a aliviar o sofrimento das crianças, reduzir a necessidade ir para os prontos-socorros , e sobretudo reduzir internações e óbitos  decorrentes da asma nessa população.

Os medicamentos para asma, diabetes e hipertensão, fazem parte do programa Brasil Carinhoso, lançado em maio pela presidenta Dilma Rousseff. Os remédios gratuitos contra a asma devem beneficiar até 800 mil pacientes por ano e para retirá-los, basta apresentar documento com foto, CPF e a receita médica dentro do prazo de validade.






Fonte: Ministério da Saúde / Web Rádio Portal da Saúde

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Hemocentro de Nova Friburgo precisa de sangue com urgência


O banco de sangue de Nova Friburgo precisa de doação de todos os tipos sanguíneos. Compareça ao Hemocentro, que funciona no Hospital Municipal Raul Sertã e faça a sua doação



Doe sangue, doe vida!




Fonte: PMNF

quinta-feira, 14 de junho de 2012

14 de junho: Dia Mundial do Doador de Sangue




No dia 14 de junho é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue e para lembrar a data e estimular que mais pessoas sejam doadoras, o blog preparou umas dicas e orientações para que esse importante gesto de salvar vidas seja cada vez mais praticado.

Doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente. Se você quer ser um doador voluntário de sangue, leia abaixo algumas orientações antes de decidir pela sua doação. 
Uma informação importante é que a doação não é um meio para se testar para AIDS ou outro agente infeccioso, pois há um período entre a infecção e a sua identificação pelos exames laboratoriais, chamado de Janela Imunológica, que pode variar de semanas a meses dependendo do tipo de agente infeccioso. Durante o período de janela imunológíca os testes laboratoriais revelam-se negativos e o agente infeccioso pode ser transmitido através da transfusão de sangue.


Para ser um doador é necessário:

- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde
- Ter entre 16 (*) e 68 anos (incompletos) – (*) jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais. 
- Pesar no mínimo 50 Kg.
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.





Em Nova Friburgo o hemocentro funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, de segunda à sexta, das 8h às 12h.


Doe sangue, doe vidas!




Fonte: Hemorio

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dia Nacional da Luta Contra Queimaduras




Seis de junho é o Dia Nacional da Luta Contra Queimaduras. A data foi criada em 2009 para lembrar a importância da prevenção às queimaduras e alertar para os acidentes, que geralmente acontecem em ambiente doméstico, considera como inofensivos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), no Brasil um milhão de pessoas são vítimas de queimaduras a cada ano. Os dados assustam porque de cada três pessoas queimadas, duas são crianças, que passam a conviver com esse trauma para o resto da vida, nos casos de queimaduras fortes, que levam às sequelas. 
São consideradas queimaduras graves aquelas que atingem mais de 30% da superfície corporal, são motivadas por choques elétricos e lesões inalatórias, por exemplo. No Brasil, das vítimas de queimaduras graves internadas em hospitais, vão a óbito em média 5% das crianças e 10% dos adultos. As queimaduras estão entre as principais causas externas de morte, perdendo apenas para outras causas violentas, que incluem acidentes no trânsito e homicídios.

Pensando da data de hoje e na grande importância da prevenção, o blog separou algumas medidas que podem ser feitas para evitar queimaduras em crianças. 



ORIENTAÇÕES DA ONG CRIANÇA SEGURA PARA EVITAR QUEIMADURAS EM CRIANÇAS:


Mantenha a criança longe da cozinha e do fogão, principalmente durante o preparo das refeições;
Cozinhe nas bocas de trás do fogão e sempre com os cabos das panelas virados para trás, para evitar que as crianças entornem os conteúdos sobre elas. O uso de protetores de fogão é um cuidado a mais para evitar que a criança tenha acesso às panelas;
Evite carregar as crianças no colo enquanto mexe em panelas no fogão ou manipula líquidos quentes. Até um simples cafezinho pode provocar graves queimaduras na pele de um bebê;
Quando estiver tomando ou segurando líquidos quentes, fique longe das crianças;
Não utilize toalhas de mesa compridas ou jogos americanos. As mãozinhas curiosas podem puxar estes tecidos, causando escaldadura ou queimadura de contato;
Durante o banho do bebê: coloque primeiro a água fria e verifique a temperatura da banheira com o cotovelo ou dorso da mão;
Não deixe as crianças brincarem por perto quando você estiver passando roupa nem largue o ferro elétrico ligado sem vigilância. Cuidado com os fios dos outros eletrodomésticos. Se possível, mantenha-os no alto;
Fogos de artifício devem ser manipulados por profissionais e NUNCA por crianças.
Nas festas juninas não permita brincadeiras com balões ou de saltar fogueira.

Eletricidade

Verifique sempre o estado das instalações elétricas. Fios desencapados podem ser muito perigosos;
Evite ligar vários aparelhos eletrônicos em uma mesma tomada;
Substitua as fiações antigas e desencapadas. Os fios devem ficar isolados em locais adequados como canaletas e conduítes;
As tomadas devem estar protegidas por tampas apropriadas, esparadrapo, fita isolante ou mesmo cobertas por móveis;
Fios elétricos devem estar isolados e longe do alcance das crianças;
Evite usar benjamins ou extensões. Muitos aparelhos ligados na mesma tomada podem causar sobrecarga e curto circuito na fiação;
Só permita que as crianças empinem pipas em campos abertos, com boa visibilidade, sem a presença de fios e postes de eletricidade. Oriente-as quanto aos riscos do uso do cerol e de retirar a pipa caso enrosque na rede;
Oriente sobre os perigos de entrar nas áreas das estações de distribuição ou nas de torres de transmissão;
Cuidados com eletrodomésticos em mau estado de conservação como ventiladores e geladeiras, que podem causar choque e curto-circuito. Se possível, faça revisões ou a troca desses produtos e mantenha o hábito de usar chinelo de borracha;
Antes de consertos e reformas, desligue a chave geral. Prefira os serviços de um eletricista;
Desligue o chuveiro antes de mudar a chave verão/inverno;
Não coloque objetos metálicos (facas, garfos, etc.) dentro de equipamentos elétricos;
Considere a instalação de um dispositivo de proteção residual (DR), no quadro de distribuição de energia elétrica, que tem a função de cortar a vazão de corrente elétrica que causa choques.

Inflamáveis

Não deixe fósforos, isqueiros e outras fontes de energia ao alcance das crianças;
Guarde todos os líquidos inflamáveis em locais altos e trancados, longe do alcance das crianças;
Muito cuidado com o álcool. Ele é responsável por um grande número de queimaduras gravesem crianças. Guardeo produto longe do alcance delas. Não deixe que ele faça parte da brincadeira, principalmente quando já houver alguma fogueira ou chama por perto. O mais seguro é substituir qualquer versão de álcool por outros produtos de limpeza doméstica, como água e sabão;
Nunca jogue álcool engarrafado sobre chamas ou brasas, nem utilize este produto para cozinhar. O álcool poderá explodir, provocando queimaduras graves ou até fatais;
Velas ou candeeiros acesos em móveis de madeira, perto de cortina, mosquiteiro ou colchões podem causar incêndio em poucos minutos;
Só acenda velas em recipientes fundos (como jarros de vidro) ou num prato fundo com água;
Apague velas e candeeiros quando sair de casa, mesmo que seja uma ida a casa da vizinha;
Deixe itens inflamáveis como roupas, móveis, jornais e revistas longe da lareira, do aquecedor e do radiador;
Tire todos os aquecedores portáteis do alcance das crianças;
Cheque os perigos de incêndio. Procure por fios desencapados ou materiais inflamáveis próximos à fonte de calor, como aquecedores de ambiente.

Escapando de um incêndio

Um pequeno incêndio pode tornar-se fatal em questão de minutos. Para ajudar a evitar uma tragédia, inspecione minuciosamente sua casa e elimine os riscos em potencial.
Prepare sua casa para uma emergência e ensine a sua família os perigos de um incêndio e como escapar dele.
Designe uma estratégia de saída de emergência e um ponto de encontro fora da casa, desta forma todos os membros da família podem ser encontrados rapidamente;
O ideal é instalar detectores de fumaça em todos os pavimentos de sua casa e em toda área de dormir. Os equipamentos devem ser testados mensalmente para comprovar seu bom funcionamento.

Ensine a criança

Arrastar-se embaixo da fumaça durante o incêndio para evitar intoxicação. Muitas mortes são causadas pela inalação de fumaça e gases tóxicos;
Tocar nas portas antes de abri-las. Se a porta estiver quente, a criança deve usar uma saída alternativa;
Nunca voltar a um prédioem chamas. Ascrianças devem ser orientadas a não parar e nem voltar por nenhuma razão, como um brinquedo, por exemplo, ou mesmo para ligar para o número de emergência. A ligação para a emergência deve ser feita depois de deixar o edifício ou a casa;
• “Pare, caia e role”. Se pegar fogo nas roupas da criança pare, faça-a cair no chão e rolar de um lado para o outro rapidamente para extinguir as chamas;
Caso a casa tenha detectores de fumaça, as crianças devem conhecer o som do aparelho e saber como agir ao soar o sinal.



Fonte: Sociedade Brasileira de Queimadura (SBQ) / ONG Criança Segura

Hoje é o Dia Nacional do Teste do Pezinho



Hoje é o dia Nacional do Teste do Pezinho, segundo o calendário do Ministério da Saúde. Para comemorar essa data, queremos lembrar da importância que esse exame tem para a vida do bebê. 
A triagem neonatal ou Teste do Pezinho, como é popularmente conhecido, é um direito de toda criança que nasce em território nacional e deve ser feito no período certo e da maneira adequada para que ele possa detectar algumas doenças, que podem causar sequelas graves ao desenvolvimento e crescimento. O momento para a coleta, preferencialmente, não deve ser inferior a 48 horas de alimentação protéica (amamentação) e nunca superior a 30 dias, sendo o ideal entre o 3º e o 7º dia de vida. As gestantes devem ser orientadas, ao final de sua gestação, sobre a importância do teste do pezinho e procurar um posto de coleta ou um laboratório indicado pelo pediatra dentro deste prazo.

 O Teste do Pezinho é apenas um teste de triagem. Um resultado alterado não implica em diagnóstico definitivo de qualquer uma das doenças, necessitando, de exames confirmatórios. Os profissionais que realizam a coleta são treinados para o trabalho de localização e orientação aos pais sobre as doenças triadas.
É fundamental que as famílias saibam que a maior parte das doenças triadas no Teste do Pezinho são assintomáticas no período neonatal e que, portanto, não devem demorar em procurar a confirmação diagnóstica dos casos suspeitos. O risco é gerar sequelas graves e irreversíveis no desenvolvimento da criança, que só serão perceptíveis tardiamente.  Dependendo da doença detectada, pode-se obter adequada orientação sobre o tratamento nos Serviços de Referência em Triagem Neonatal, que contam com uma equipe multidisciplinar especializada, ou buscar apoio com especialistas.


Fonte: Ministério da Saúde (Portal da Saúde)

terça-feira, 5 de junho de 2012

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente



No dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
O evento reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
A importância da data está relacionada com às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros. Essa discussão iniciou-se no Brasil em 1974, quando o país iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Sabemos que devido as novas tecnologias e a modernidade com que o brasileiro vive hoje, chamar a atenção para assuntos ambientais é fundamental. A nova maneira de vida deve ser conciliada com a conscientização e com novos recursos para meios de preservação ambiental. É importante que cada um faça a sua parte e repasse para os outros aquilo que for necessário para deixarmos um mundo melhor para as próximas gerações. Pequenas atitudes fazem toda a diferença. Você pode começar mudando pequenos hábitos, como:

-Não jogar qualquer tipo de óleo em sua rede de esgotos.
-Evite jogar materiais não degradáveis (plástico e outros) no ambiente.
-Evite comprar produtos que não podem ser reciclados.
-Não contribua diretamente para o desmatamento.
-Economize recursos naturais como água, energia, etc.
-Compre produtos eletrônicos com baixo consumo de energia.

E para ter um resultado melhor ainda e ficar com a sua consciência tranquila de que está fazendo mais pelo nosso planeta, comece a utilizar os 3 R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. O meio ambiente agradece e seus netos, bisnetos e gerações e gerações ficarão felizes com um planeta menos poluído.

Vamos aos R's então:

Reduzir:

Reduzir quer dizer economizar de todas as formas possíveis:
· Procurar sempre produtos mais duráveis;

· Comprar o suficiente para consumo, evitando desperdício de produtos e alimentos; 
· Por no prato só o que realmente for comer; 
· reduzir os supérfluos,

· reformar e conservas as coisas, no lugar de substitui-las por outras;
· doar os objetos e roupas que não são mais necessários para quem precisa;
· Evite comprar legumes, frios e carnes em bandejas de isopor, que não é reciclável.

· Procure produtos que tenham menos embalagens ou utilize aqueles que tenham embalagem reciclável; 
· Quando for comprar presentes, evite a utilização de embalagens em excesso; 
· controlar o uso da água: não deixar a torneira aberta à toa, abrir e fechar várias vezes é melhor do que deixar a água correr sem necessidade; 
· 
· desligar a TV se não estiver realmente assistindo e a luz do lugar onde não houver alguém.


Reutilizar: 
Reutilizar é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. É ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras.

Exemplo:

· reaproveitar vidros de geléia, maionese, massa de tomate, que podem servir para armazenar alimentos ou outros objetos.
· utilizar a frente e o verso do papel para escrever;

· Os garrafões de vinho podem ser enviados para as cooperativas e sucateiros, que os encaminharão para as vinícolas, onde serão lavados e reaproveitados.

· Oficinas de arte e artesanato - com restos dos mais variados materiais podem ser feitas muitas coisas lindas e criativas. Por exemplo: vários artistas plásticos utilizam garrafas PET para fazerem sofás, puffs, camas.




Reciclar:
Reciclar significa enviar novamente para o ciclo de vida útil, isto é, transformar o material reciclável em produto útil através de processos industriais.
Existem condições básicas de qualidade e quantidade para se tornar viável o processo da reciclagem. Uma das atividades que alimentam a reciclagem é a coleta seletiva.







Fonte: Brasil Escola / www.reviverde.org.br