No dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
O evento reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
A importância da data está relacionada com às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros. Essa discussão iniciou-se no Brasil em 1974, quando o país iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Sabemos que devido as novas tecnologias e a modernidade com que o brasileiro vive hoje, chamar a atenção para assuntos ambientais é fundamental. A nova maneira de vida deve ser conciliada com a conscientização e com novos recursos para meios de preservação ambiental. É importante que cada um faça a sua parte e repasse para os outros aquilo que for necessário para deixarmos um mundo melhor para as próximas gerações. Pequenas atitudes fazem toda a diferença. Você pode começar mudando pequenos hábitos, como:
-Não jogar qualquer tipo de óleo em sua rede de esgotos.
-Evite jogar materiais não degradáveis (plástico e outros) no ambiente.
-Evite comprar produtos que não podem ser reciclados.
-Não contribua diretamente para o desmatamento.
-Economize recursos naturais como água, energia, etc.
-Compre produtos eletrônicos com baixo consumo de energia.
E para ter um resultado melhor ainda e ficar com a sua consciência tranquila de que está fazendo mais pelo nosso planeta, comece a utilizar os 3 R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. O meio ambiente agradece e seus netos, bisnetos e gerações e gerações ficarão felizes com um planeta menos poluído.
Vamos aos R's então:
Reduzir:
Reduzir quer dizer economizar de todas as formas possíveis:
· Procurar sempre produtos mais duráveis;
· Comprar o suficiente para consumo, evitando desperdício de produtos e alimentos;
· Por no prato só o que realmente for comer;
· reduzir os supérfluos,
· reformar e conservas as coisas, no lugar de substitui-las por outras;
· doar os objetos e roupas que não são mais necessários para quem precisa;
· Evite comprar legumes, frios e carnes em bandejas de isopor, que não é reciclável.
· Procure produtos que tenham menos embalagens ou utilize aqueles que tenham embalagem reciclável;
· Quando for comprar presentes, evite a utilização de embalagens em excesso;
· controlar o uso da água: não deixar a torneira aberta à toa, abrir e fechar várias vezes é melhor do que deixar a água correr sem necessidade;
·
· desligar a TV se não estiver realmente assistindo e a luz do lugar onde não houver alguém.
Reutilizar:
Reutilizar é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. É ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras.
Exemplo:
· reaproveitar vidros de geléia, maionese, massa de tomate, que podem servir para armazenar alimentos ou outros objetos.
· utilizar a frente e o verso do papel para escrever;
· Os garrafões de vinho podem ser enviados para as cooperativas e sucateiros, que os encaminharão para as vinícolas, onde serão lavados e reaproveitados.
· Oficinas de arte e artesanato - com restos dos mais variados materiais podem ser feitas muitas coisas lindas e criativas. Por exemplo: vários artistas plásticos utilizam garrafas PET para fazerem sofás, puffs, camas.
Reciclar:
Reciclar significa enviar novamente para o ciclo de vida útil, isto é, transformar o material reciclável em produto útil através de processos industriais.
Existem condições básicas de qualidade e quantidade para se tornar viável o processo da reciclagem. Uma das atividades que alimentam a reciclagem é a coleta seletiva.
Fonte: Brasil Escola / www.reviverde.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário