quinta-feira, 31 de maio de 2012

31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco




O Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem como objetivo divulgar para população os perigos do uso do cigarro, as estratégias das companhias para seduzir os jovens a iniciar no tabagismo, as ações que OMS desenvolve para controlar a epidemia do tabagismo no mundo, assim como o que a sociedade pode fazer para reivindicar o seu direito à saúde e à vida saudável e proteger as gerações presentes e futuras. 
O tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar.
O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos).
Esses números podem diminuir, depende apenas da vontade de cada um de parar de fumar. O segundo passo é procurar ajuda em unidades de saúde que possuem o Programa "Rio sem Fumo". Aqui em Nova Friburgo três unidades oferecem o tratamento gratuito para o fim do tabagismo, são elas: Policlínica Norte (Conselheiro Paulino), Policlínica Centro (Suspiro) e na UBS do Cordoeira. 


O que você ganha parando de fumar:


A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína, álcool, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 a 19 segundos. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades tendem a ser menores a cada dia. 


As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco 


• 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão
• 5 vezes maior de sofrer infarto
• 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar
• 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral


Se parar de fumar agora...


• após 20 minutos sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal
• após 2 horas não há mais nicotina no seu sangue
• após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza
• após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor
• após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora
• após 10 anos o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade.
• após 20 anos o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou.

Quanto mais rápido você parar de fumar menos risco você tem de adoecer. Comece agora.






*Dados: Instituto Nacional do Câncer (INCA) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário