segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dengue: Saiba porque dez minutos fazem a diferença na luta contra a dengue


O blog vem falando sobre dengue não é de hoje. Parece repetitivo, mas é importante frisar o quanto o cuidado e a prevenção é importante, principalmente em Nova Friburgo, onde o número de casos registrados até agosto de 2011, chegou a 1.224, contra 80 em 2010.  A população friburguense precisa se conscientizar e ajudar o município nessa campanha e aderir os "dez minutos contra a dengue".
Agora você deve estar se perguntando, "dez minutos faz alguma diferença?".  Sim, faz muita diferença. Porque o mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti, tem hábitos domésticos. Ele vive dentro ou a redor dos domicílios e em locais freqüentados por pessoas. Sua presença é mais comum em áreas urbanas e a infestação é mais intensa em regiões com alta densidade populacional e em locais de ocupação desordenada. Isso explica o fato de 80% dos focos do mosquito estarem dentro das residências.
Por isso o perigo pode estar dentro da sua casa, e as ações preventivas de eliminação de focos dependem do empenho de todos. E quem melhor do que você, para cuidar de sua casa? O seu olhar atento e o seu cuidado constante podem fazer a diferença na luta contra a doença. Na prática, isso significa criar e manter uma rotina para impedir que o Aedes aegypti encontre, dentro de sua residência, locais propícios para se procriar. Com 10 minutos por semana você poderá fazer isso.
Por isso olhe com carinho, observe, colabore e examine sua casa. Veja se não há nenhum foco do mosquito. Converse com seus vizinhos, amigos e parentes, os incentivem a participar conosco dessa campanha e vamos eliminar a dengue de Nova Friburgo.
Nossa cidade já passou por uma tragédia no ano passado, nós não queremos uma epidemia em 2012. Vamos fazer a nossa parte. Cuide da sua casa, do seu espaço. O tempo é pouco, são dez minutos, mas a diferença que esses minutinhos vão fazer, no trabalho de combate a doença é muito grande.



Tome uma atitude, diga não a dengue!



- Encha de areia até a borda os pratinhos de vasos de plantas;

- Lave semanalmente por dentro, com escovas e sabão, os tanques utilizados para armazenar água;

- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias, etc.;

- Mantenha bem tampados tonéis e barris d'água;

- Lave, principalmente por dentro, com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc.;

- Mantenha a caixa d'água sempre fechada com tampa adequada;

- Evite ter bromélias em casa. Substitua-as por outras plantas que não acumulem água. Se preferir mantê-las, é indispensável tratá-las com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando, no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas;

- Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana;

- Não jogue lixo em terrenos baldios;

- Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva;

- Guarde as garrafas vazias sempre de cabeça para baixo e em local coberto;

- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;

- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;

- Lave bem os suportes de garrafões de água mineral sempre que trocar os garrafões;

- Verifique se as bandejas de ar condicionado não estão com acúmulo de água;

- Deixa a tampa dos vasos sanitários fechadas. Em banheiros pouco usados, dê descarga uma vez por semana. Use água sanitária com freqüência em qualquer grande reserva de água sem consumo humano.

- Verifique se há entupimento nos ralos e se não for utilizá-los, mantenha-os vedados.

- Cacos de vidro no muro. Coloque areia ou cimento em todos aqueles que podem acumular água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário