sexta-feira, 30 de março de 2012

Mutirão da Saúde chega ao Cordoeira neste sábado


Neste sábado vai acontecer mais um mutirão da Saúde, desta vez os moradores do bairro Cordoeira vão receber atendimento médico e diversos serviços da saúde. A ação começa a partir das 8h, na Unidade Básica do Cordoeira, na Vila Dom Bosco e vai contar com: Clínico Geral, Ginecologista, Pneumologista, Aferição de pressão arterial, Teste de glicemia, Palestras de orientação a prevenção e tratamento da hipertensão e diabetes, Orientações sobre a campanha "Dez minutos contra a dengue", Orientação sobre DST / AIDS e distribuição de preservativo, Vacinação, Preventivo ginecológico e Odontologia preventiva para as crianças. O mutirão do  Cordoeira já começou no inicio da semana, funcionando com algumas especialidades durante todo o dia. Na quinta-feira, dois ginecologistas atenderam o dia todo e nesta sexta-feira quatro profissionais estão realizando preventivos ginecológico também durante o dia inteiro. As marcações para as consultas podem ser feitas até o sábado, na UBS do Cordoeira. 
Esse é o sexto mutirão do ano e até agora já foram realizados cerca de 2.600 atendimentos em cinco bairros: São Geraldo, Conselheiro Paulino, Riograndina, Olaria e Amparo. 


terça-feira, 27 de março de 2012

Prefeito e Secretário de Saúde anunciam construção de UBS em Amparo





O prefeito Sérgio Xavier e o secretário de saúde Renato Abi-Ramia anunciaram no último sábado (24), durante o mutirão de saúde em Amparo, a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde no bairro. A licitação para as obras da moderna UBS foi marcada para o dia 11 de abril e o prédio deve ficar pronto em seis meses após o inicio da construção. 

Para o prefeito, a parceria entre o poder público e a comunidade foi o ponto fundamental para a realização desse projeto: "É muito importante que haja essa parceria entre o governo e a comunidade. Sabemos que todos aqui sonharam muito com essa unidade e agora ela será real. Amparo merece esse presente, que vai atender toda a demanda do bairro.", disse. 
Serginho anunciou ainda uma grande novidade para as mulheres friburguenses, a Casa Mulher, que será anexa ao Hospital Maternidade: "Quero anunciar aqui a construção da Casa da Mulher, um local para as mulheres serem atendidas para planejamento familiar, consultas e serviços. É uma grande conquista que teremos em nossa cidade e que vai beneficiar todas as mulheres de Nova Friburgo.", concluiu.

O secretário de saúde Dr. Renato Abi-Ramia disse que está muito feliz porque vai deixar a secretaria com muitos projetos a serem concluídos e essa unidade vai beneficiar muito o distrito de Amparo por ser uma UBS e não mais Estratégia de Saúde da Família (ESF), que já não atende mais a demanda do local: "Fico muito feliz por estar deixando essa construção já em andamento. A ESF pode atender 4 mil pacientes por mês e sabemos que Amparo tem uma carência muito maior, agora com a nova unidade com modernas instalações, teremos uma Unidade Básica de Saúde, que pode atender cerca de 10 mil pessoas. Esse número atende toda a demanda de Amparo, pois teremos mais médicos especialistas aqui. A população desse distrito terá o prédio mais bonito e moderno de todos.", comentou.

A nova Unidade de Saúde vai contar com as instalações dentro dos moldes preconizados pelo Ministério da Saúde e vai atender as especialidades básicas, como: ginecologia / obstetrícia, clínica médica e pediatria. 

segunda-feira, 26 de março de 2012

Mutirão da Saúde realizou cerca de 400 atendimentos em Amparo



No último sábado (24), a Fundação Municipal de Saúde realizou o quinto mutirão da saúde, no distrito de Amparo, que totalizou cerca de 400 atendimentos. Durante todo o dia, centenas de pessoas passaram pela Escola Municipal Hermenegildo Gripp para diversos serviços, como: aferição de pressão, teste de glicemia, coleta de sangue, vacinação, preventivo ginecológico, odontologia preventiva com escovação e aplicação de flúor para as crianças, distribuição de preservativos e orientações sobre DST e AIDS, orientações sobre as ações da dengue e a campanha "10 minutos contra a dengue", palestra e grupo de orientação a prevenção e tratamento da hipertensão e diabetes, além das consultas com pneumologista, clínico geral, nutricionista, ginecologista e pediatra.

Palestra do Programa Hiperdia: orientação e prevenção da hipertensão e diabetes

Orientação sobre DST / AIDS e distribuição de preservativos

Aferição de pressão arterial

Orientação sobre a campanha dos "10 minutos contra a dengue".
Teste de Glicemia

O prefeito Sérgio Xavier esteve presente mais uma vez no mutirão e conversou com os moradores da localidade e ouviu a todas as queixas e solicitações de melhoria para o distrito. E ainda anunciou a obra de construção da nova unidade de saúde do Amparo: "Será construída uma nova UBS em Amparo, a licitação está marcada para o dia 11 de abril. Após o inicio das obras, em 6 meses vamos inaugurar o novo prédio com modernas instalações.", comentou.

Prefeito Sérgio Xavier e moradoras de Amparo


O secretário de saúde Dr. Renato Abi-Ramia, atendeu mais de 20 pacientes, como nos outros mutirões da saúde. E disse que está muito contente com a recepção do povo com relação aos mutirões e já se colocou à disposição para trabalhar nos outros como voluntário: "Eu achava que mutirão era demagogia, mas depois que fizemos o primeiro em São Geraldo e a população foi bem atendida e pediu que fizéssemos em outros bairros, eu vi que realmente essas ações são muito válidas, porque a demanda é muito grande. Daqui a pouco vou sair da secretaria de saúde, mas os mutirões continuam e eu quero atender em todos eles como médico voluntário.", disse.

Dr. Renato em atendimento

A ação teve o apoio de dezenas de funcionários da FMS que ajudaram muito para a organizar e a realização de todos esses atendimentos, entre médicos, dentistas, profissionais da enfermagem, coordenação da Gerência de atenção integral à Saúde, Grupo de Ação Comunitária do Tiradentes e outros voluntários.

Equipe da Vigilância em Saúde Ambiental

Equipe da ESF

O próximo mutirão programado pela atual gestão será no Cordoeira no próximo sábado (31) e será o sexto mutirão do ano, que até agora já realizou 2.600 atendimentos em diversos bairros.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Fundação Municipal de Saúde vai realizar o Mutirão da Saúde em Amparo no próximo sábado.




A Fundação Municipal de Saúde, através da Gerência de Atenção Integral à Saúde, vai realizar um mutirão da saúde na Escola Municipal Hermenegildo Gripp, em Amparo, no próximo sábado (24), a partir das 8h. Os moradores do local poderão se consultar e ter acesso a diversos serviços da saúde, como: Clínico Geral, Pneumologista, Pediatra, Ginecologista, Nutricionista, Aferição de Pressão, Teste de Glicemia, Coleta de preventivo ginecológico, Preventivo odontológico para as crianças, Coleta de sangue, Pesagem, Ginástica, Palestra de orientações à prevenção da Hipertensão e Diabetes e Palestra sobre a Saúde Mental. Os interessados nas consultas devem realizar o agendamento até a sexta-feira (23), na Unidade de Saúde do Amparo. 
Esse é o quinto mutirão da saúde neste ano, até agora já foram realizados cerca de 2.200 atendimentos em bairros como: São Geraldo, Conselheiro Paulino, Riograndina e Olaria. 

quarta-feira, 21 de março de 2012

Fundação Municipal de Saúde implanta o Sistema de Regulação (SISREG) nas Unidades de Saúde.


A Fundação Municipal de Saúde está trabalhando firme para implantar o Sistema de Regulação em todas as Unidades de Saúde de Nova Friburgo. De acordo com a Gerência de Regulação, Controle e Avaliação da FMS, o SISREG é um instrumento estratégico para a gestão devido ao fato de se integrar com outros bancos de dados gerenciados pelo Ministério da Saúde, tais como: Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM, Sistema de Entrada de Dados da Internação/SISAIH01, Cartão Nacional de Saúde (CNS), dentre outros. Outra característica importante desse sistema é a confiabilidade, por estar estruturado com certificação digital, perfis de acesso, criptografia e desconexão depois de determinado tempo inativo. Esse sistema é uma ferramenta de informática que busca tornar eficiente o acesso dos cidadãos a procedimentos de média e alta complexidade. Além de fornecer informações sobre o fluxo dos usuários na rede de serviços de saúde, dentre outros aspectos do atendimento, o SISREG subsidia as áreas de controle, avaliação planejamento e programação facilitando aos gestores a tomada de decisão para melhorias na rede de atenção à saúde. A flexibilidade na parametrização das funcionalidades é outro fator importante, pois permite a adequação das peculiaridades locais para organizar de forma mais igualitária o acesso da população ao SUS.

Em torno da implantação do SISREG, inicia-se um processo amplo de reestruturação e organização do acesso aos serviços de saúde, envolvendo definição de normas, procedimentos e processos de trabalho relacionados à gestão e à assistência, pois há uma transferência do locus de controle sobre os recursos assistenciais. O acesso aos leitos e as consultas não depende mais da gerência interna de cada estabelecimento de saúde, ficando sob o controle da central de regulação. Assim, o acesso a estes recursos fica garantido em critérios impessoais, de acordo com as condições clínicas dos usuários, fluxos estabelecidos e protocolos de regulação. As ferramentas utilizadas para gerenciar e operacionalizar as funções da Central de Regulação, tem como objetivos a sistematização de algumas funções reguladoras como:

• Permitir a distribuição de forma equânime os recursos de saúde para a população própria e referenciada.
• Permitir a distribuição dos recursos assistenciais disponíveis de forma regionalizada e hierarquizada.
• Facilitar o planejamento dos recursos assistenciais em uma região.
• Acompanhar dinamicamente a execução dos tetos pactuados entre os estabelecimentos de saúde e municípios.
• Permitir o referenciamento em todos os níveis de atenção nas redes pública e contratada.
• Identificar as áreas de desproporção entre a oferta e a demanda.
• Distribuir os limites (cotas) entre os estabelecimentos de saúde solicitantes.
• Controlar os limites de solicitação para população própria e referenciada.
• Controlar a execução da oferta disponibilizada por estabelecimento de saúde executante.
• Subsidiar os setores de Controle, Avaliação e Auditoria no que se refere ao faturamento em alta e média complexidade ambulatorial e hospitalar, e controle da emissão de AIH, APAC.
• Permitir o acompanhamento da execução, por prestador, das programações feitas pelo gestor.


Fluxo do Complexo Regulador – SISREG 



O fluxo acima mostra como funciona, o usuário procura o atendimento no estabelecimento de saúde solicitante, o atendente acessa o sistema com o perfil solicitante e marca a consulta diretamente no prestador de serviços de saúde ou encaminha a solicitação para a regulação. As solicitações são realizadas no sistema, por meio do Cartão Nacional de Saúde. As mesmas são encaminhadas para o regulador e são autorizadas e agendadas. O agendamento retorna para a unidade solicitante que informa ao usuário em qual unidade executante o procedimento será realizado.  


As unidades que já contam com o SISREG são: Nas Estratégias de Saúde da Família de Olaria I, Olaria II, Olaria III, Amparo e Nova Suíça; Na Unidade Básicas do Cordoeira e nas Policlínicas Norte (Conselheiro Paulino) e Tuney Kassuga (Olaria). Outras unidades estão com as instalações em andamento, o que deve ser concluído em breve.

terça-feira, 20 de março de 2012

Dr. Renato no "Programa Cidade Real".


O secretário de saúde, Dr. Renato Abi-Ramia, participou do Programa "Cidade Real", do apresentador Zury Maurer, na segunda-feira (19), na Tv Zoom. Durante a entrevista Dr. Renato falou sobre o fim das filas nos Postos de Saúde, esclareceu temas como: Organizações Sociais, pagamento por produtividade aos médicos e aumento dos enfermeiros dos hospitais. Além disso, o secretário falou das ações que foram e estão sendo realizadas nesses quatro meses a frente da Fundação Municipal de Saúde. Dentre as medidas tomadas estão: as obras na Unidade Básica de São Geraldo, cuja unidade foi interditada em dezembro do final do ano passado; Obras no Hospital Maternidade, que estavam paradas há 25 anos; Implantação do sistema de regulação (SISREG), que permitirá que os pacientes agendem suas consultas nas unidades em qualquer horário (entre 7h e 17h), a licitação para a compra de um aparelho para realizar consultas oftalmológica; os mutirões da saúde, que já realizaram cerca de 2.200 atendimentos; reforma da Unidade de Lumiar; reforma do CTI; contratação de mais médicos, completando as equipes da UPA, ESF e pediatria do HMRS, entre muitas outras ações. 
Ao final, Dr. Renato ouviu e respondeu a muitas perguntas e sugestões de dezenas de telespectadores que participaram ao vivo do programa.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Dr. Renato participa de debate sobre saúde pública na Igreja Imaculada Conceição




O secretário de saúde, Dr. Renato Abi-Ramia, participou de um debate sobre saúde pública, no último domingo (18), na Igreja Imaculada Conceição, no Jardim Ouro Preto.  Durante toda a manhã, Dr. Renato e os vereadores, Professor Pierre e Claudio Damião falaram sobre o tema principal do debate e também sobre transparência e participação na vida política.

O evento faz parte da programação da Campanha da Fraternidade, cujo tema deste ano é: “Fraternidade e Saúde Pública”, promovido pela CNBB. O objetivo do debate foi abrir a discussão entre o poder público e a comunidade que, além de cobrar dos governantes ações em prol da saúde no município, também ouviu o que eles têm feito pela mesma. Muitas perguntas foram feitas, entre elas questionamentos sobre a falta de profissionais dedicados à servir o próximo, as filas nos postos de saúde, mutirões de saúde, entre outros temas. O secretário e os vereadores ouviram atentamente a todas as perguntas, que foram respondidas e debatidas, abrindo para novas ideias e uma discussão mais ampla.

Além da saúde pública, um assunto que entrou em pauta foi a falta da cultura de educar a população para a vida política, cidadania e participação, ou seja, o não conhecimento das pessoas no papel do poder legislativo, executivo e  judiciário, além dos eleitores que não cobram e não conseguem obter transparência no mandado de seus políticos. Várias sugestões foram dadas e os representantes do poder público, que já exercem esse tipo de trabalho, explicaram como funcionam essas questões, aproveitando muitas das ideias dadas pelos participantes do debate.

 





Para o secretário de saúde, debates como esses são muito importantes para aproximar a comunidade do governante e manter essa relação de transparência e conhecimento do trabalho de cada um: “Eu gostei muito de participar desse debate. Pra mim foi uma honra poder responder as perguntas e estou à disposição para qualquer dúvida, sugestão e reclamação. Eu gosto de transparência, respondo sempre a todas as perguntas, seja no meu facebook, nas entrevistas e programas de rádio. Eu gosto disso e isso é muito importante para o conhecimento do trabalho de cada um.”, concluiu.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Mutirão de Saúde de Olaria realizou cerca de 800 atendimentos





A Fundação Municipal de Saúde, através da Gerência de Atenção Integral à Saúde e Coordenação da Policlínica Tuney Kassuga, realizou no último sábado (10) um mutirão da saúde em Olaria. A ação prestou diversos serviços como: consultas com pneumologista, clínico geral, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, ginecologista, pediatra, nutricionista, endocrinologista, além de testes de glicemia, aferição de pressão arterial, preventivo ginecológico e palestras e orientações sobre diversas doenças como: DST / AIDS, Hipertensão e Diabetes, Planejamento familiar, Dengue e Tabagismo.


HIPERDIA, Tabagismos, DST/AIDS e Vigilância em Saúde

Equipe do Programa Anti-tabagismo orientando os pacientes 

O técnico de enfermagem Márcio Lúcio representando o HIPERDIA

O quarto mutirão da saúde, deste ano, realizou cerca de 800 atendimentos durante todo o dia.  Outros eventos como esse foram realizados nos bairros de São Geraldo, com 400 atendimentos, Conselheiro Paulino, com mais de 600 e Riograndina, com 400. Em todas as ações as expectativas foram superadas. Durante os quatro meses da atual gestão serão realizados seis mutirões de saúde, ainda nesse mês mais dois bairros receberão os serviços de saúde, sendo Amparo (24) e Cordoeira (31).
O secretário de saúde, Dr. Renato Abi-Ramia, disse que esses mutirões devem continuar em toda a cidade, mesmo após a sua saída da secretaria, que será nos primeiros dias de abril: “Estamos realizando esses mutirões porque eles são de extrema importância para a nossa população. Tenho muitos projetos para a saúde, inclusive de terminar com as filas nas Unidades de Saúde e oferecer mais de 13 mil consultas/mês. Mesmo quando eu me afastar da secretaria, no próximo mês, irei aos mutirões como médico voluntário, vamos continuar levando para os bairros diversos serviços de saúde. “, afirmou o secretário.


Dr. Renato Abi-Ramia atendendo

O Prefeito Sérgio Xavier  também esteve presente em mais um mutirão e falou de medidas que serão implantadas na saúde e projetos e obras, como a reforma na Maternidade de Nova Friburgo, como um novo centro cirúrgico; a conclusão da nova ala, parada 25 anos; novas salas de parto; nova central de esterilização; novo CTI neo-natal; e novo arquivo. A entrega de um novo e moderno Raio-X para o Hospital Municipal Raul Sertã e obras no CTI do hospital, a construção de uma unidade básica de saúde para Amparo e outra em São Geraldo. Para auxiliar na marcação das consultas, a implantação do SISREG em toda a rede. 
O Mutirão da Saúde de Olaria contou com o empenho de mais de 60 funcionários e a participação efetiva na organização da Sra. Lucília Galvão Coleta, coordenadora da Unidade Tuney Kassuga. 

terça-feira, 13 de março de 2012

Secretário de Saúde anuncia contratações para acabar com as filas nos postos

Prefeito e Secretário anunciam o fim das filas (Foto: Daniel Marcus)



Por: Comunicação - PMNF



A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Friburgo realizou sábado passado, 10 de março, um mutirão da saúde no Posto de Saúde Tunney Kassuga. Diversas especialidades foram oferecidas à população, das 8h às 17h. O prefeito Sérgio Xavier visitou o mutirão e passou por todos os ambulatórios, onde pode ouvir as reivindicações das pessoas. Uma delas ele disse que iria providenciar nesta segunda-feira mesmo: uma ambulância exclusiva para a unidade.
O secretário de Saúde, Dr. Renato Abi-Ramia, também anunciou que a Prefeitura vai contratar mais 10 médicos para a rede ambulatorial, para solucionar definitivamente o problema das filas nos postos. “Já temos um efetivo de 47 médicos. Com mais essas 10 contratações e os médicos do Ministério da Saúde e do Estado, que totalizaria aproximadamente 90 médicos na rede, conseguiríamos atender toda a demanda no município, que é em torno de 13 mil atendimentos ao mês. Uma média de 192 atendimentos médicos por dia.”, disse.
O prefeito Sérgio Xavier também anunciou diversos projetos e obras na Saúde, como a reforma na Maternidade de Nova Friburgo, como um novo centro cirúrgico; a conclusão da nova ala, parada 25 anos; novas salas de parto; nova central de esterilização; novo CTI neo-natal; e novo arquivo. A entrega de um novo e moderno Raio-X para o Hospital Municipal Raul Sertã e obras no CTI do hospital, a construção de uma unidade básica de saúde para Amparo e outra em São Geraldo. Para auxiliar na marcação das consultas, a implantação do SISREG em toda a rede. Esse sistema já está funcionando no Tunney Kassuga.
O mutirão ofereceu atendimentos a centenas de pessoas nas especialidades de clínica geral, pediatria, pneumologia, ginecologia, fisioterapia, endocrinologia, odontologia, exames preventivos, como glicemia, pressão e classificação de sangue, além de fonoaudiologia e nefrologia.
Marcos Filipe, de sete anos, gostou do atendimento feito pela dentista Márcia Santos. Ele e a sua mãe, Jaqueline da Costa Estevão, do Alto de Olaria, receberam orientações sobre a correta escovação, além de aplicação de flúor e o agendamento para outra consulta. Segundo Márcia Santos, e baseado em números do último mutirão, a estimativa de atendimentos odontológicos no sábado deve ser de, aproximadamente, 200 pacientes. Para Jaqueline, a realização do mutirão é excelente para ela, que devido ao trabalho, não consegue vir ao posto normalmente. “O mutirão é importante e gostaria que tivesse mais, porque no sábado não trabalho”. 
Mas a falta de médicos foi uma reivindicação comum que o prefeito Sérgio Xavier ouviu. Marly Breder, que reside na Rua Manoel Sobrinho há 50 anos, disse que na quarta-feira anterior não encontrou médico, por isso ela veio ao mutirão para receber atendimento ginecológico, fazer mamografia e medir a pressão. Marly ficou satisfeita em ver o prefeito ali, pois nunca conseguiu ter acesso a um prefeito com tanta facilidade: “esse é o primeiro prefeito que pude ter acesso e a sua vinda aqui é sinal de que ele está bem intencionado em resolver as coisas”.
O prefeito Sérgio Xavier disse que pegou a Saúde do município com muitos problemas, mas que a Prefeitura já contratou 23 médicos e vai contratar ainda mais profissionais para acabar com os problemas de falta de médicos e das filas nos postos da rede. “Já conseguimos identificar algumas coisas, como o pessoal do concurso de 2007, que pretendemos chamar. Estou aqui, hoje, para ver as necessidades. Estamos em contato com a Câmara Municipal para ver a possibilidade de melhoria salarial. Temos várias ações em curso, pensando na melhora da qualidade na Saúde, no dia a dia, tanto para o profissional quanto para a população”.
Dr. Renato Abi-Ramia falou que os profissionais estão colaborando, se prontificando e, com isso, estamos tendo uma boa resposta em relação à falta de médicos. “Que o sistema SISREG já começa a ser implantado e ele será uma boa ferramenta na ajuda para acabar com as filas. A utilização do cartão será fundamental para isso. Os exames menos complexos serão liberados mais rápido. Vamos dotar as unidades com profissionais suficientes. O problema da dobra, da folha adicional, vai ser resolvido. O concurso já foi prorrogado para podermos admitir novos funcionários, como seis novos enfermeiros para o posto de saúde da família de Campo do Coelho, ou 100 novos técnicos em enfermagem e mais 40 enfermeiras. Precisávamos criar esse caminho legal, e a prorrogação vai dar essa condição”, falou.


A ginecologista Rosane Queiroz da Motta, que participou do mutirão da Saúde, falou que trabalha na rede pública desde 2004 e que acha excelente essas medidas para agilizar o atendimento. “Repõe a falta de profissionais e temos trabalhado para isso, mas a contratação de novos profissionais é fundamental, já que a população cresceu”.
O Dr. Serafim Peralva, outro ginecologista que prestou atendimento no sábado, fez questão de agradecer a presença do prefeito Sérgio Xavier ao posto, pois “nunca havia visto um prefeito vir ao Tunney”. Como a usuária Fernanda Martins, que reside em Amparo, mas que passou pelo posto no dia, parabenizou Sergio Xavier e a toda a equipe de médicos e enfermeiros pela atenção que deram no dia. Segundo disse, “o brasileiro sabe muito reclamar, mas também devemos saber elogiar”.








segunda-feira, 12 de março de 2012

Tétano: uma doença grave que você pode prevenir.





A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Nova Friburgo está cada vez mais preocupada em orientar a população com relação à prevenção de algumas doenças. Após a divulgação de um caso de morte por tétano em Nova Iguaçu, no final do mês de janeiro, a Secretaria de Saúde chama a atenção dos friburguenses para que se vacinem contra a doença, pois esse é o único meio de prevenir.
De acordo com as informações do Ministério da Saúde, o tétano é uma doença infecciosa, não transmissível de um indivíduo para outro, que pode ocorrer em pessoas não imunes, ou seja, sem níveis adequados de anticorpos protetores. Os anticorpos protetores são induzidos exclusivamente pela aplicação da vacina antitetânica, uma vez que a neurotoxina, em razão de atuar em quantidades extremamente reduzidas, é capaz de produzir a doença, mas não a imunidade. O tétano pode ser adquirido através da contaminação de ferimentos (tétano acidental), inclusive os crônicos (como úlceras varicosas) ou do cordão umbilical (tétano neonatal).  O Tétano Acidental é uma toxi-infecção grave, causada pela toxina do bacilo Clostridium tetani. Este bacilo pode estar exposto no meio ambiente, sendo introduzido no organismo humano por meio de acidentes com objetos perfuro cortantes (arames e pregos, especialmente, enferrujados), bem como outros (madeira, poeira etc.) que causam ferimentos, lesões de pele ou de mucosa. Esses objetos levam ao aumento do risco de contaminação nos seres humanos, em casos de desastres de origem natural associados a chuvas (inundações, deslizamentos de terra etc.).  
Segundo a coordenadora de imunização da FMS-NF, Luzia Regina Forni, a única maneira de prevenir o tétano é estar vacinado e é muito fácil fazer essa prevenção: “Essa doença é muito grave e a pessoa pode adquirir em qualquer momento da vida basta ter um ferimento. Essa vacina é feita em três doses, de dois em dois meses e depois é realizado somente um reforço de dez em dez anos. As crianças recebem esta vacina combinada com outras, aos 2, 4 e 6 meses de idade, um reforço aos 15 meses e o segundo reforço entre 4 e 6 anos. Portanto, se a criança estiver com o cartão de vacina em dia, ela está protegida.”, afirmou.
Se você não lembra se foi vacinado ou não possui comprovante de vacinação, procure a unidade de saúde mais próxima. A pessoa não vacinada pode receber a 1ª dose da vacina ou complementá-las a qualquer momento. Três doses são necessárias para garantir a proteção.  Se você não está vacinado ou não possui as três doses, basta ir a qualquer posto de saúde com comprovante de vacina, se tiver. Em Nova Friburgo todas as unidades de saúde possuem a vacina contra o tétano.



sexta-feira, 9 de março de 2012

Olaria recebe mutirão da saúde no próximo sábado


A Fundação Municipal de Saúde, através da Gerência de Atenção Integral à Saúde, vai realizar um mutirão na Unidade Tuney Kassuga, em Olaria, no próximo sábado (10), a partir das 8h. Os moradores de Olaria vão poder se consultar e ter acesso a diversos serviços da saúde, como: Fonoaudiologia, Fisioterapia, Ginecologia, Pediatria, Clínico Geral, Pneumologia, Endocrinologia, Nutricionista, Aferição de Pressão, Teste de Glicemia, Coleta de preventivo ginecológico, coleta de sangue, pesagem e palestras de orientações a prevenção de doenças . 
 Esse é o quarto mutirão desse ano, já foram realizados em São Geraldo, Conselheiro Paulino e Riograndina e a expectativa é de que tenha tanto sucesso quantos os outros e supere o número de atendimentos. Os interessados nas consultas e serviços devem realizar o agendamento a partir desta sexta-feira (9), na Unidade Tuney Kassuga. 
Os próximos mutirões serão em Amparo, dia 24, e Cordoeira, dia 31, deste mês. 

quinta-feira, 8 de março de 2012

Parabéns pelo dia de hoje, mulheres!



Dia 8 de março, dia internacional da mulher!



Mulher...
Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis.
Que divide sua alma em duas para carregar tamanha sensibilidade e força.
Que ganha o mundo com sua coragem.
Que traz paixão no olhar.
Mulher,
Que ama incondicionalmente.
Que se arruma, se perfuma.
Que vence o cansaço.
Mulher,
Que chora e que ri.
Mulher que sonha...

Mulheres que deveriam ser lembradas, amadas e admiradas todos os dias...

quarta-feira, 7 de março de 2012

O dia internacional da mulher será lembrado em todas as unidades de saúde





A Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo, através das Coordenações de Atenção Básica, Saúde do Idoso e Saúde da Mulher, preparou uma comemoração especial o dia internacional da mulher.
Durante toda a quinta-feira quem passar pelas Unidades de Saúde vai receber uma pequena lembrancinha para homenagear as mulheres por esse dia tão importante. 
A grande comemoração será no Centro de Convivência, no Clube do Xadrez, que vai oferecer atividades durante todo o dia. A partir das 9h, alguns serviços de saúde estarão à disposição das mulheres, como: coleta de preventivo ginecológico, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Além de palestra sobre a sexualidade feminina e exercícios físicos. 

Programação:

Coleta de Preventivo, teste de glicemia e aferição de pressão: 9h às 16h
Ginásticas: Manhã: 9h  - Tarde: 15h
Palestra: 16h

domingo, 4 de março de 2012

Mutirão de Saúde de Riograndina superou as expectativas e realizou 400 atendimentos.



O Mutirão da Saúde, promovido pela Prefeitura Municipal de Nova Friburgo em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, superou todas as expectativas e fez 400 atendimentos, no último sábado (03), em Riograndina.
O evento levou aos moradores do bairro diversos serviços da saúde, como: clínica médica, pneumologia, pediatria, ginecologia, nutricionista, odontologia, palestras e orientações sobre hipertensão, diabetes, doenças sexualmente transmissíveis e dengue, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação e preventivo ginecológico.


HIPERDIA: controle da hipertensão e diabetes.


Aferição de pressão arterial.

Atendimento Odontológico.

Orientação de  DST.

Equipe da Vigilância em Saúde na orientação contra a dengue.

Enfermeiro Leonardo atendendo na coleta do preventivo.

Segundo os moradores, há muito tempo Riograndina não recebia ações como essa. Dona Márcia Maria Lopes, moradora do bairro, foi à consulta com a nutricionista e aproveitou para levar a nora para aferir a pressão e fazer o teste de glicemia. Para ela, a ação está aprovada e é de extrema necessidade que a população do local tenha acesso a estes serviços: “Essa ação é muito importante porque aqui não tem nada. Riograndina sempre foi um lugar esquecido, agora é que estamos recebendo ações de saúde. Por mim, esses mutirões podiam ter todo mês aqui. Foi muito bom esse, ajudou muita gente e é disso que o povo precisa.”, disse a dona de casa.

A dona de casa, Márcia Maria, durante a consulta com a nutricionista.

Durante toda a manhã muitas pessoas passaram pela Unidade de Riograndina a procura dos diversos atendimentos. Um deles que se destacou e chamou a atenção de grande parte dos pacientes foi a palestra do HIPERDIA, feita pela enfermeira Ana Sancho, que orientou e esclareceu muitas dúvidas sobre a hipertensão e diabetes.

Palestra do HIPERDIA.

O Prefeito Sérgio Xavier esteve presente na ação e falou da importância de mutirões como esse por toda a cidade e da continuidade dessas ações: “Nós temos andado por toda Nova Friburgo e é lamentável que algumas situações tenham chegado a esse ponto durante todos esses anos e a saúde é uma delas. Através do Dr. Renato e de toda a equipe dele, que tem um comprometimento e abraçou a causa e quer transformar a saúde de nossa cidade. Esse é o terceiro mutirão da saúde este ano e isso é muito importante para trazer ao Posto de Saúde diversas especialidades que no dia-dia as pessoas não encontram e o mais importante ainda é poder suprir a grande demanda. Temos pessoas aqui que estavam aguardando há muito tempo por uma marcação de consulta e hoje teve acesso. Nós queremos estender esses mutirões por toda a cidade, inicialmente a expectativa era que fizéssemos um de mês a mês, mas estamos vendo que a necessidade e a demanda são muito maiores, e nós vamos continuar com essas ações. Quem ganha com isso é a população de Nova Friburgo que merece uma saúde de qualidade. Lamentavelmente a saúde de nossa cidade não é bem vista, devido ao abandono de todos esses anos, mas nós precisamos reverter essa situação com muita dedicação, trabalho, amor a causa e o apoio da comunidade. E no que depender do Prefeito e da equipe da saúde, vamos conseguir chegar a normalidade.”, encerrou.

Prefeito Sérgio Xavier com o secretário de saúde, Dr. Renato Abi-Ramia.

O Secretário de Saúde, Dr. Renato Abi-Ramia, atendeu 26 pacientes ininterruptamente e destacou a importância dos atendimentos e dessa ação: “Hoje eu atendi aqui 26 pacientes e isso contribuiu de forma efetiva para encaminhar soluções para problemas crônicos. Além disso, essas ações são de extrema importância para suprir a nossa grande demanda. Tenho muito carinho por Riograndina e sei o quanto o povo daqui é sofrido e esse mutirão trouxe diversos serviços que ainda não são encontrados aqui. Por isso, vou continuar com os mutirões até que possamos ter nos ambulatórios as 14 mil consultas / mês necessárias para atender a demanda de Friburgo. Queremos dar à nossa população uma saúde de qualidade e estamos trabalhando muito para isso.”, concluiu.

Dr. Renato em atendimento.

Os mutirões não param por aí, só nesse mês de março mais três bairros receberão os serviços da saúde: Olaria (10), Amparo (24) e Cordoeira (31).