segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mutirão da Saúde em Conselheiro Paulino



A Policlínica Norte - Dr. Waldir Costa vai realizar um mutirão da saúde no próximo dia 04 de fevereiro, das 8h às  12h, na policlínica. A expectativa é de que mais de 300 pessoas sejam atendidas no local, que contará com especialidades como: Clínico Geral, Endocrinologista, Dermatologista, Pneumologista, Otorrino e Pediatra. Além disso, serviços como: aferição de pressão arterial, testes de glicemia, alongamento para a 3ª idade, preventivo odontológico, preventivo ginecológico e a atualização do cartão de vacinação, serão oferecidos à população. 
Os interessados nas consultas devem fazer o agendamento até o dia 03 de fevereiro, no Posto de Conselheiro Paulino. 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Hepatite C: Fiquem atentos!



Hepatite C é um vírus RNA, da família flaviviridae, denominado  vírus da hepatite C (HCV). A primeira citação sobre a correlação de hepatite com transmissão por meio do sangue, denominada soro-homóloga ou parenteral, aconteceu em 1883, durante campanha de vacinação antivariólica, quando trabalhadores alemães apresentaram icterícia, após serem vacinados com lotes de vacina produzida a partir de plasma humano. 

No século XX, nas décadas de 30 e 40, várias publicações relataram a ocorrência de icterícia após vacinação contra febre amarela, também produzida com a utilização de plasma humano. Durante a II Guerra Mundial, foram relatados casos de icterícia associados ao enorme número de transfusões sanguíneas. 

Também são dessa década os primeiros relatos de icterícia em indivíduos que faziam uso de drogas injetáveis. 
Somente em 1989, foi clonado o genoma do vírus, denominado vírus da hepatite C (HCV). 

A partir 1993, com a disponibilidade de testes comerciais para identificação do vírus C, tornou-se obrigatória a inclusão da triagem sorológica também para este vírus.

  • Saiba Mais:
O que é? 

Doença infecciosa viral, contagiosa, conhecido anteriormente por hepatite Não A Não B, quando era responsável por 90% dos casos de hepatite transmitida por transfusão de sangue sem agente etiológico reconhecido. 

Qual o microrganismo envolvido? 

É um vírus RNA, da família flaviviridae., denominado  vírus da hepatite C (HCV). 

3. Quais os sintomas? 

A manifestação de sintomas da hepatite C em sua fase aguda é extremamente rara. Entre­tanto, quando presente, ela segue um quadro semelhante ao das outras hepatites. 

Quando a reação inflamatória nos casos agudos persiste sem melhoras por mais de seis meses, considera-se que a infecção está evoluindo para a forma crônica. Os sintomas, quando presentes, são inespecíficos, predominando fadiga, mal-estar geral e sintomas di­gestivos. Uma parcela das formas crônicas pode evoluir para cirrose, com aparecimento de icterícia, edema, ascite, varizes de esôfago e alterações hematológicas. O hepatocarcinoma também faz parte de uma porcentagem do quadro crônico de evolução desfavorável. 

Como se transmite? 

Por via parenteral, percutânea, transmissão, vertical (mãe-filho) e sexual.

Como tratar? 

Constitui-se em um procedimento de maior complexidade devendo ser realizado em serviços especializados. Nem todos os pacientes necessitam de tratamento e a definição dependerá da realização de exames específicos, como biópsia hepática e exames de biologia molecular. Quando indicado, o tratamento poderá ser re­alizado conforme diretriz clínico-terapêutica definida por meio de protocolos clínicos específicos do Ministério da Saúde.

6. Como se prevenir? 

Não existe vacina para a prevenção da hepatite C, mas existem outras formas de prevenção primárias e secundárias. As medidas primárias visam à redução do risco para dissemina­ção da doença e, as secundárias, a interrupção da progressão da doença em uma pessoa já infectada. 



Fonte: Ministério da Saúde

No Brasil, estimativas mostram que há aproximadamente três milhões de pessoas infectadas pela Hepatite C e a doença representa a principal causa de transplantes de fígado no país. Mundialmente, mais de 500 milhões de pessoas estão infectadas com os tipos B ou C da doença – um índice dez vezes maior do que o número de portadores do HIV/Aids.

Em Nova Friburgo você pode procurar uma Unidade de Saúde e solicitar ao médico o exame anti-HCV, para diagnosticar a doença e dar continuidade ao tratamento. 

Fique atento a essas orientações. Em caso de dúvidas  procure um profissional de saúde.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Viva com saúde, fique longe do cigarro!


Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030. 
Ainda segundo a OMS, o fumo é uma das principais causas de morte evitável, hoje, no planeta. Um terço da população mundial adulta – cerca de 1,3 bilhão de pessoas – fuma: aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina fazem uso de produtos derivados do tabaco. Nos países em desenvolvimento, os fumantes somam 48% dos homens e 7% das mulheres, enquanto nos desenvolvidos, a participação do sexo feminino mais do que triplica, num total de 42% de homens e 24% de mulheres fumantes. 
No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres). Leia mais informações na página do Inca.

Fonte: Ministério da Saúde

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Faixa etária para a vacina contra hepatite B é ampliada

Agora quem tem até 29 anos pode tomar a vacina contra hepatite B. O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para a vacinação, que até o ano passado era de 24 anos.  A hepatite B é uma infecção do fígado que nem sempre apresenta sintomas, mas que pode evoluir e se tornar uma doença crônica.  Para os profissionais de saúde, manicures, gestantes, bombeiros e policiais civis, que correm mais riscos de contrair a doença, o SUS oferece as doses da vacina, independente da faixa etária.  Os recém-nascidos também devem ser vacinados até 12 horas depois do nascimento.
Em Nova Friburgo as vacinas estão disponíveis em três Unidades de Saúde: Policlínica Norte (Conselheiro Paulino), Centro (Silvio Henrique Braune) e em Olaria (Tunney Kassuga). 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Diabetes: Orientações para o autocuidado


Diabetes Mellitus é o aumento da dosagem de açúcar no sangue que leva a diversas complicações, comum em pessoas acima de 40 anos, obesos e com histórico familiar de diabetes.

Diabetes Tipo 1: Acontece por destruição das células  beta  pancreática com deficiência absoluta de insulina, acomete mais as crianças e adolescente. Nesse caso o paciente faz uso de insulina várias vezes por dia.
Diabetes Tipo 2: Apresenta resistência a insulina e a deficiência relativa de secreção de insulina, comum em pessoas acima de 40 anos, obeso e com histórico familiar da doença.

 Níveis Glicêmicos: 70 a 99mg/dl em jejum e menor que 140mg/dl pós prandial (duas horas após o almoço).

Sintomas:

Sede intensa, vontade de urinar, fome excessiva, visão embaçada, emagrecimento súbito. 

Atenção: Em caso de hipoglicemia (queda de açúcar no sangue) o diabético pode apresentar: sudorese, tremores, desmaios, fraqueza e mau humor. Neste caso é necessário comer uma bala, tomar um copo de refrigerante ou suco doce.


Complicações:

Retinopatia: Comprometimento da visão, podendo levar a cegueira;
Angiopatia: Lesão dos vasos sanguíneos;
Nefropatia: Lesão dos rins;
Neuropatia: Perda da sensibilidade;
Pé Diabético: Risco de amputação.


Tratamento:
Alimentação adequada, atividade física, e medicação.

Se você é diabético: Deve fazer seu cadastro na Unidade de Saúde mais próxima a sua casa. Leve um documento de identidade e a receita médica. Controle o açúcar e a doença fazendo o acompanhamento com o médico. 
Participe dos grupos educativos, nas Unidades de Saúde de Nova Friburgo, e aprenda como se prevenir das complicações da doença.


Controle o açúcar e viva melhor!






terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Hipertensão Arterial: Orientações para o autocuidado



Hipertensão Arterial ou Pressão Alta é a elevação da pressão em um nível igual ou superior a 140x90 mmhg. Isso acontece porque os vasos por onde o sangue circula se contraem, fazendo com que a pressão aumente. 


Sintomas: 


A maioria das pessoas não apresentam sintomas. Quando presentes, manifestam-se em forma de dor de cabeça e na nuca, sangramento nasal, tonturas e zumbidos no ouvido. Outros sintomas como palpitação, dor no peito, falta de ar, inchaço, alterações visuais, perda de memória e de equilíbrio, palidez, problemas urinários e dores nas pernas, demonstram comprometimento de órgão alvo, sendo necessário mais atenção e cuidado a saúde. 



Riscos:


Uma a cada cinco pessoas tem pressão alta, atingindo crianças e idosos. É uma doença crônica, que pode ser hereditária ou adquirida por hábitos de vida inadequados como: fumo, excesso de sal e bebida alcoólica,  falta de atividade física, obesidade e sedentarismo. A hipertensão dura por toda a vida, mas é possível controlar.


Complicações:


A Pressão Alta leva a lesão vascular, as artérias apresentam modificações na sua geometria, desde a diminuição da luz e espessamento das paredes, até a ruptura. As lesões do coração, rins e cérebro são decorrentes das lesões vasculares.


Tratamentos não medicamentosos:



  • Adote hábitos saudáveis;
  • Faça atividade física;
  • Reduza o sal;
  • Elimine o cigarro;
  • Controle o preso e o estresse;
  • Verifique sua pressão e anote na caderneta, para melhor controle da doença.



Tratamentos Medicamentosos:

Existem remédios oferecidos pelo SUS para o tratamento da doença. As medicações devem ser usadas conforme receita médica e orientação do profissional de saúde.

Se você é hipertenso: 

Deve fazer o seu cadastro na Unidade de Saúde mais próxima da sua casa. Lembre-se de levar um documento de identidade e a receita médica. 
Realize periodicamente a aferição de sua pressão arterial, caso esteja alterada é necessário retornar a uma consulta médica para o acompanhamento.
Participe dos grupos educativos, nos Postos de Saúde de Nova Friburgo, e aprenda como se prevenir das complicações cardiovasculares. 

Cuide de sua saúde e viva melhor!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Estado e município enfatizam a campanha “10 minutos contra a dengue”

As secretarias de Saúde dos governos estadual e municipal continuam destacando a campanha intitulada “10 minutos contra a dengue”. Basta uma checagem por toda a casa em dez minutos por semana para que se consiga acabar com o mosquito da dengue.
Confira os detalhes dessa checagem: caixas de água vedadas; calhas limpas; tonéis, galões, barris e poços bem vedados; pneus sem água e em lugares cobertos; bandejas de ar-condicionado limpas e sem água; bandejas de geladeira limpas e sem água; pratos de vasos de planta com areia até a borda; bromélias e outras plantas sem acúmulo de água; vasos
sanitários, sem uso constante, fechados; baldes virados com a boca para baixo; lonas de cobertura bem esticadas para não formar poças; e piscinas e fontes sempre tratadas.
O ciclo de vida do mosquito da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de sete a dez dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, pode-se interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos.
O número de casos de dengue em 2012 deve ser elevado com a chegada do vírus 4, pois a maioria dos brasileiros não tem defesa contra esse tipo de vírus. Por isso esses dez minutos por semana são tão importantes. As pessoas devem ficar atentas e não deixar o mosquito se multiplicar. *Segundo o secretário municipal de Saúde, Dr. Renato Abi-Ramia, a Dengue preocupa muito, pois além do Vírus 4, está se observando o retorno do Vírus 1, que ha vinte anos havia desaparecido.
“Como muitos jovens não tem a imunização, esse é outro agravante”, disse. Os números relatados pelo secretário demonstram como a Dengue ainda está presente e de forma perigosa. Em 2011, foram 70 mil casos na cidade do Rio de Janeiro, enquanto que em Nova Friburgo, no mesmo período, foram registrados 1.224 casos da doença. *
Outras informações sobre a campanha “10 minutos contra a dengue” no sitewww.riocontradengue.com.br.


Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Friburgo - " 
Estado e município enfatizam a campanha “10 minutos contra a dengue” "

Mutirão de Saúde realizou mais de 300 atendimento no último sábado




O Mutirão da Saúde que aconteceu no último sábado (14), na Escola Municipal Nair de Araújo Rodrigues, em São Geraldo, realizou mais de 300 atendimentos, entre consultas com pediatra, clínico geral, pneumologista, otorrino, teste de glicemia, aferição de pressão, preventivo ginecológico e odontológico.
O evento superou as expectativas e conseguiu atender a grande demanda do bairro e ainda incluiu uma especialidade que não existe nessa Unidade, a de pneumologista. Além disso, ofereceu palestras e vídeos educativos sobre saúde bucal para as crianças, que ganharam aplicação de flúor, escova e pasta de dente. 


O Secretário de Saúde, Dr. Renato Abi-Ramia, esteve presente e atendeu mais de 40 pacientes. Para ele, é muito importante que mutirões aconteçam para as pessoas que não conseguem marcar e ir a uma consulta durante a semana, consiga resolver o problema num só dia, contando com as diversas especialidades. Ele disse ainda que quer realizar mais atendimentos como esse em outros bairros da cidade: "Esse é o primeiro de muitos mutirões que queremos fazer; vamos repetir a dose em São Geraldo e levaremos isso para os outros bairros, já estou pensando no próximo, que deve ser em Olaria ou Conselheiro.", afirmou. 


Renato falou também sobre a interdição do prédio da Unidade Básica de Saúde de São Geraldo e das instalações provisórias na Escola Municipal: "Estamos aqui por improviso, nossa Unidade foi interditada pela Defesa Civil no final do ano passado e a comunidade não pode ficar sem atendimento, por isso viemos para a Escola. Sabemos que as instalações não são das melhores, mas já estamos cuidando da obra do Posto. A licitação deve ficar pronta em 10 dias e em seguida começa a reforma, que deve demorar cerca de 45 dias para ser concluída.", encerrou.

Equipe da Unidade Básica de São Geraldo

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Mutirão da Saúde em São Geraldo



A Unidade Básica de Saúde de São Geraldo, que está instalada provisoriamente na Escola Municipal Nair de Araújo Rodrigues, no mesmo bairro, vai realizar um mutirão da saúde neste sábado (14),  8 às 12h. Durante o evento haverão atendimentos de Clínico Geral, Otorrino, Pediatra, Pneumologista, coleta de preventivo ginecológico, preventivo de odontologia (com aplicação de flúor), aferição de pressão arterial e medição de glicose. 

Hemocentro de Nova Friburgo precisa de todos os tipos de sangue


O hemocentro de Nova Friburgo está com os estoques em baixa. Precisa-se de sangue de todos os tipos.
Para doar é simples, basta ter entre 16 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e não ter ingerido alimento gorduroso nas três horas que antecedem a doação.
O hemocentro de Nova Friburgo funciona no Hospital Municipal Raul Sertã, de segunda à sexta, das 8h às 12h.

Homenagem às vítimas marcam um ano da tragédia em Nova Friburgo



O dia 12 de janeiro foi marcado por muita emoção e homenagem às vítimas da tragédia de 2011. A primeira cerimônia começou bem cedo, na Praça Demerval Barbosa Moreira, no Centro. Dezenas de pessoas se reuniram parar orar e relembrar o ano passado. Foi realizado um culto ecumênico com representante das religiões: evangélica, católica, espírita, umbandista e budista, para levar uma mensagem de paz e conforto a todos que vivenciaram a maior catástrofe climática do Brasil.


Vestidos de branco, muitas pessoas foram até o local para homenagear parentes, amigos e todos os friburguenses que se foram naquela madrugada marcada pelas chuvas e pela dor, e que permanece até hoje em muitos corações.
Durante o evento muitas lágrimas rolaram, a emoção tomou conta ao lembrarem do cenário que era visto por todos, naquele 12 de janeiro, impossível de esquecer. Muitos balões, que representavam as vítimas, foram soltos e o céu ficou parcialmente coberto por eles. Ao final, aplausos e choro, e a certeza de que todo dia 12 de janeiro será lembrado com muita tristeza.


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Dr. Renato Abi-Ramia propõe integração da rede particular e pública no plano de contingência hospitalar para catástrofes naturais


O Secretário de saúde, Dr. Renato Abi-Ramia, reuniu-se, nesta terça-feira, com os representantes dos hospitais: Day, Unimed, São Lucas, Raul Sertã, Maternidade e UPA. O assunto da reunião foi a proposta de um plano de contingência de desastres, integrando as duas redes, para caso haja alguma eventualidade todos estejam preparados para receber as vítimas. As metas são: preparar as unidades para o funcionamento parcial ou de emergência em casos de desastres naturais como enchentes e outras calamidades. O Hospital Municipal Raul Sertã funcionará como principal referência e deverá comandar o recebimento de vítimas e coordenar o apoio de outras unidades hospitalares e possibilitar a continuidade de atendimento, com a proteção de setores, materiais e equipamentos em até uma hora após acionado o Plano de Contingência.
O diretor do Hospital Municipal Raul Sertã, Marcelo Orphão, já apresentou o plano de contingência, que foi aprovado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde. No plano do hospital, existem todas as medidas de proteção dos setores, materiais e equipamentos. Para o diretor, é muito importante que todos os hospitais e unidades tenham um plano, para  suprir as emergências e tornar mais ágil o atendimento no caso de uma nova tragédia: “Nós já fizemos o nosso plano, já desobstruímos as galerias próximas as entradas do hospital, para que o acesso seja garantido. Já temos geradores para garantir o atendimento, estoques de soro, medicamentos, entre outros. O objetivo é garantir que as vítimas cheguem até as unidades e sejam atendidas. Por isso, cada uma precisa ter o seu plano elaborado e que possamos todos trabalhar em conjunto.”, afirmou. O Raul Sertã já tem todos os setores esquematizados para que os pacientes sejam imediatamente transferidos para o andar de cima e todos os funcionários serão acionados. Além disso, todo esse plano foi elaborado para que em uma hora tudo seja organizado e para manter a normalidade nos atendimentos.
Os representantes do Hospital São Lucas já têm suas medidas de prevenção, já adquiram gerador e também estão mantendo os estoques de medicamentos sempre em alta, para que não haja risco de acabar. O grande problema do referido hospital é o acesso, que há risco de ficar interditado, por isso precisa-se pensar num plano B, para que não interrompa nenhum atendimento. Mesmo assim, o hospital já apresentou algumas soluções, mas que ainda dependem do DER para resolver. Entre outras questões, a unidade vai apresentar seu plano de contingência e enviar para o secretario de saúde, para maior integração com o município.
Os hospitais Unimed, Maternidade, Day e UPA também já têm suas providências e se dispuseram em ajudar no que for necessário. Para o Secretário de Saúde é muito importante que haja essa integração e que Nova Friburgo esteja preparado para qualquer chuva: “Temos que torcer para que não haja mais nenhuma tragédia, mas o nosso plano de contingência deve ser elaborado como se fossemos viver uma catástrofe duas vezes pior que a outra, para que estejamos preparados para o pior. Nossa cidade não esperava viver isso ano passado, agora temos que estar atentos. Friburgo é a única cidade com um plano de contingência, queremos ser modelo e servir de exemplo para todas as outras cidades. Acredito que juntos atenderemos toda a demanda e não vamos deixar a desejar.”, concluiu.
Nos próximos dias cada unidade deve apresentar seus planos de contingência, suas vulnerabilidades, para solicitar os acessos como prioridade e juntos todos vão integrar as unidades para a garantia do funcionamento em uma catástrofe.


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Em Friburgo, técnicos constatam: rede de saúde pode enfrentar chuvas

Jornal do Brasil - Rio - Em Friburgo, técnicos constatam: rede de saúde pode enfrentar chuvas


Técnicos da Subsecretaria de Vigilância e Atenção a Saúde do estado estiveram hoje (3) em Nova Friburgo para avaliar a situação do município após a chuva dos últimos dias na região serrana fluminense. Eles verificaram os planos de contingência para os casos de enchentes, os estoques de insumos e vacinas, a situação dos prontos-socorros e dos locais de abrigo para desalojados e dos pontos de apoio estabelecidos pela Secretaria de Estado de Defesa Civil.
De acordo com a subsecretária Hellen Miyamoto, os hospitais públicos e particulares do município estão funcionando normalmente, com as equipes de plantão organizadas. “Encontramos hoje uma situação bem diferente do que vimos em janeiro do ano passado. Em um ano, a equipe do município se organizou e preparou um mínimo de estrutura para enfrentar as chuvas de verão. Avaliamos todas as unidades, e existe um plano bem estruturado”, disse.
Os técnicos constataram ainda que há estoques suficientes em Nova Friburgo para iniciar uma vacinação, sobretudo contra tétano, doença mais comum após enchentes. O estoque de hipoclorito de sódio estava baixo e 2 mil frascos foram disponibilizados pelo estado. A solução é usada para desinfecção de pacientes e da água.
O governador Sérgio Cabral disse hoje (3) em visita a Nova Friburgo, que no próximo dia 11 haverá o lançamento de um pacote de obras para a região serrana. Serão construídos 2,2 mil apartamentos pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, com contrapartida do estado. No mesmo dia será anunciada a complementação das obras de contenção de encostas e iniciada a dragagem dos rios da região, com recursos do Ministério das Cidades, no valor de R$ 330 milhões, liberados no final de novembro pelo governo federal.

Fonte: Jornal do Brasil

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Fiquem atentos as doenças de transmissão hídricas




O verão é época de muitas chuvas, principalmente em nossa região, que já começou 2012 com uma enchente, no primeiro dia do ano. Pensando nisso, a Fundação Municipal de Saúde se mantem em alerta, disponibilizando suas equipes para  atendimentos de qualquer eventualidade, tanto nas unidades periféricas como nos hospitais, completamente equipados para atender a nossa população.
Quando as sirenes tocarem nos bairros atingidos pelas chuvas e houver pessoas nos abrigos, como aconteceu no último dia 2 de janeiro, a coordenação da vigilância em saúde estará em campo, com uma equipe multiprofissional, visitando as unidades de saúde e os pontos de apoios para orientar e dar assistência sobre as doenças transmitidas pela água contaminada e também para dar suporte aos pacientes com pressão alta e qualquer outro tipo de problemas, que venham em decorrência da situação das chuvas. 
O alerta maior é para as pessoas que tiveram contato com águas de enchente para o risco de leptospirose, doença transmitida pela contaminação com urina de rato, até 30 dias após o evento. Existe prevenção com medicamentos, devendo ser procurada uma unidade de saúde. 
A leptospirose se manifesta com febre, dores de cabeça e musculares, após o período de incubação de até 30 dias, em média aparece de 7 à 14 dias após o contato. 
Existem outras doenças de transmissão hídrica, tais como: 

- Doenças diarreicas agudas: período curto de incubação de até 5 dias;
- Febre Tifoide: período médio de até 15 dias;
- Hepatite A: período longo de até 30 dias;

Além disso, as pessoas que se ferirem, caso não tenham imunização completa, deverão procurar tratamento profilático.
A orientação que para que todos procurem a unidade de saúde mais próxima, em caso de suspeita de qualquer uma das doenças citadas acima. 

A secretaria de saúde de Nova Friburgo pede para que os moradores mantenham o cuidado na limpeza para que o mosquito da dengue não se prolifere, principalmente com esse tempo de chuva, onde muita água é acumulada. 


Para maiores informações e qualquer tipo de dúvidas, entre em contato com a vigilância em saúde, pelo telefone: (22) 2523-1889.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Dr. Renato reúne-se com os profissionais da Estratégia de Saúde da Família


O secretário de saúde, Dr. Renato Abi-Ramia, reuniu-se hoje pela manhã, com os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), para discutir algumas medidas de trabalho e ouvir os médicos, enfermeiros e responsáveis pelo programa. Durante a reunião foram propostas algumas melhorias para priorizar o atendimento das unidades, os profissionais pediram mais estruturas, que o secretário ficou de analisar e ajudar.
Renato Abi-Ramia ainda falou sobre a preparação de todos para o auxilio na luta contra a dengue, que é uma das prioridades nesse momento. Além disso, um alerta sobre a leptospirose foi feito, com orientações para todos os profissionais.