Diabetes Mellitus é o aumento da dosagem de açúcar no sangue que leva a diversas complicações, comum em pessoas acima de 40 anos, obesos e com histórico familiar de diabetes.
Diabetes Tipo 1: Acontece por destruição das células beta pancreática com deficiência absoluta de insulina, acomete mais as crianças e adolescente. Nesse caso o paciente faz uso de insulina várias vezes por dia.
Diabetes Tipo 2: Apresenta resistência a insulina e a deficiência relativa de secreção de insulina, comum em pessoas acima de 40 anos, obeso e com histórico familiar da doença.
Níveis Glicêmicos: 70 a 99mg/dl em jejum e menor que 140mg/dl pós prandial (duas horas após o almoço).
Sintomas:
Sede intensa, vontade de urinar, fome excessiva, visão embaçada, emagrecimento súbito.
Atenção: Em caso de hipoglicemia (queda de açúcar no sangue) o diabético pode apresentar: sudorese, tremores, desmaios, fraqueza e mau humor. Neste caso é necessário comer uma bala, tomar um copo de refrigerante ou suco doce.
Complicações:
Retinopatia: Comprometimento da visão, podendo levar a cegueira;
Angiopatia: Lesão dos vasos sanguíneos;
Nefropatia: Lesão dos rins;
Neuropatia: Perda da sensibilidade;
Pé Diabético: Risco de amputação.
Tratamento:
Alimentação adequada, atividade física, e medicação.
Se você é diabético: Deve fazer seu cadastro na Unidade de Saúde mais próxima a sua casa. Leve um documento de identidade e a receita médica. Controle o açúcar e a doença fazendo o acompanhamento com o médico.
Participe dos grupos educativos, nas Unidades de Saúde de Nova Friburgo, e aprenda como se prevenir das complicações da doença.
Controle o açúcar e viva melhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário