Hipertensão Arterial ou Pressão Alta é a elevação da pressão em um nível igual ou superior a 140x90 mmhg. Isso acontece porque os vasos por onde o sangue circula se contraem, fazendo com que a pressão aumente.
Sintomas:
A maioria das pessoas não apresentam sintomas. Quando presentes, manifestam-se em forma de dor de cabeça e na nuca, sangramento nasal, tonturas e zumbidos no ouvido. Outros sintomas como palpitação, dor no peito, falta de ar, inchaço, alterações visuais, perda de memória e de equilíbrio, palidez, problemas urinários e dores nas pernas, demonstram comprometimento de órgão alvo, sendo necessário mais atenção e cuidado a saúde.
Uma a cada cinco pessoas tem pressão alta, atingindo crianças e idosos. É uma doença crônica, que pode ser hereditária ou adquirida por hábitos de vida inadequados como: fumo, excesso de sal e bebida alcoólica, falta de atividade física, obesidade e sedentarismo. A hipertensão dura por toda a vida, mas é possível controlar.
Complicações:
A Pressão Alta leva a lesão vascular, as artérias apresentam modificações na sua geometria, desde a diminuição da luz e espessamento das paredes, até a ruptura. As lesões do coração, rins e cérebro são decorrentes das lesões vasculares.
Tratamentos não medicamentosos:
- Adote hábitos saudáveis;
- Faça atividade física;
- Reduza o sal;
- Elimine o cigarro;
- Controle o preso e o estresse;
- Verifique sua pressão e anote na caderneta, para melhor controle da doença.
Tratamentos Medicamentosos:
Existem remédios oferecidos pelo SUS para o tratamento da doença. As medicações devem ser usadas conforme receita médica e orientação do profissional de saúde.
Se você é hipertenso:
Deve fazer o seu cadastro na Unidade de Saúde mais próxima da sua casa. Lembre-se de levar um documento de identidade e a receita médica.
Realize periodicamente a aferição de sua pressão arterial, caso esteja alterada é necessário retornar a uma consulta médica para o acompanhamento.
Participe dos grupos educativos, nos Postos de Saúde de Nova Friburgo, e aprenda como se prevenir das complicações cardiovasculares.
Cuide de sua saúde e viva melhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário