Duas boas notícias para a saúde pública de Nova Friburgo, agora o tão sonhado consultório de oftalmologia e os aparelhos para as provas funcionais respiratórias são realidade.
Desde que assumiu a Secretaria de Saúde, em novembro de 2011, o ex-secretário e atual vereador Renato Abi-Ramia, esforçou-se para conquistar melhorias ao longo desses meses. Após um trabalho árduo, de muito esforço e dedicação, Renato deixou a secretaria para reassumir o seu mandato na Câmara dos Vereadores, em abril deste ano, porém muitas de suas ações ficaram como semente para o futuro e hoje já podem ser vistas.
Na última quinta-feira (16/08), o vereador recebeu as excelentes novidades. A primeira, é que os aparelhos para a provas funcionais respiratórias, licitados por Renato, já estão em Nova Friburgo e em breve a população poderá se beneficiar. Segundo Abi-Ramia, que é médico pneumologista, esse aparelho é imprescindível para que o diagnóstico e o tratamento das doenças respiratórias sejam feitos precocemente: "Isso é insubstituível para o diagnóstico e tratamento em pneumologia e pré-operatório, assim sendo, doenças de alta prevalência como asma (10% da população), DPOC (5 mil pacientes em Nova Friburgo), doenças intersticiais e outras patologias deixavam de ter atendimentos decentes, eu sentia vergonha por isso. Agora a população vai ter um atendimento melhor e poderemos ter o controle dessas doenças. ", disse.
A segunda boa notícia, é a entrega dos equipamentos para o consultório de oftalmologia, também licitados na gestão de Renato na Secretaria de Saúde. Antes, os pacientes de Nova Friburgo não faziam nem os exames simples, todos eram encaminhados à outras cidades para a realização de consultas e vários tipos de exame. De acordo com o vereador, essa é uma conquista não só dele, mas de toda a população que necessitava desse tipo de atendimento: "Apesar de termos dois oftalmologistas na rede, os especialistas limitavam-se a encaminhar pacientes cirúrgicos para fora do domicilio. Fizemos a licitação para esses equipamentos, que vão permitir o funcionamento pleno, pois nem refração era feita, obrigando os pacientes a procurarem a rede particular. Essa conquista é muito importante, o povo friburguense merece um atendimento digno.", comentou.
Agora, com esses equipamentos que a cidade vai receber, é possível melhorar o atendimento nessas duas áreas e atender aos pacientes com mais dignidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário