O vereador Renato Abi-Ramia deixou a Secretaria de Saúde há mais de quatro meses, mas suas ações ainda podem ser vistas. Seu tempo como secretário foi curto, mas suficiente para agir e realizar grandes conquistas para a saúde pública friburguense.
A Sáude Bucal, que há mais de 15 anos não recebia nenhum investimento, deu um salto nos últimos meses, graças a gestão de Abi-Ramia. Nos próximos dias serão instalados os novos equipamentos para os consultórios de odontologia da rede. Todos os aparelhos que existiam no SUS estavam sucateados, com muitos anos de uso e ultrapassados, agora com a renovação de todos eles, será possível oferecer tratamento odontológico de mais qualidade à população friburguense. Dezesseis unidades de saúde receberão o material, são elas: ESF de Amparo, Campo do Coelho, Lumiar, Centenário, Olaria II, Mury, Varginha, Riograndina, São Pedro da Serra, Nova Suíça; UBS São Geraldo e Cordoeira; Policlínica Norte (Conselheiro), Sul (Olaria) e Centro (Suspiro); Além do consultório que fica anexo à Prefeitura, onde atende os funcionários do município. Com esses novos aparelhos, todas as unidades com o consultório de odontologia, poderão realizar o serviço de limpeza da cavidade bucal.
As novidades não param por aí, já está em fase de implantação o Laboratório Regional de Prótese Dentária, cujo processo encontra-se no Departamento Juridíco da FMS. Após implantado, o referido laboratório atingirá a produção de aproximadamente 150 próteses por mês, que vai beneficiar toda a população friburguense, que hoje está carente desse serviço na rede.
Outro investimento de grande importância na saúde bucal, foi a compra de aparelhos de Raio X, antes inexistentes na rede. Os equipamentos serão instalados em quatro unidades: Policlínica Centro, que atenderá toda região central de Nova Friburgo; Policlínica Norte, para atender Conselheiro Paulino e região; Policlínica Sul, atendendo Olaria e adjacência; ESF Lumiar, para o atendimento de toda a região próxima da unidade. Com a chegada desse material, todos os pacientes, que antes eram encaminhados às clínicas particulares, agora poderão fazer gratuitamente o exame de Raio X.
São melhorias que começaram a ser feitas há meses, desde que Renato assumiu a Fundação Municipal de Saúde, porém só agora poderão ser sentidas pelo usuário do SUS. Renato trabalhou muito pela saúde de Nova Friburgo, em pouco tempo foi possível realizar mudanças e investimentos que estavam há muitos anos parados e esquecidos. Em quatro meses e meio foi possível planejar e administrar com responsabilidade, sensibilidade e respeito ao povo friburguense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário