terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Mutirão da Dengue estará em Conselheiro Paulino nesta quarta-feira.




A Fundação Municipal de Saúde em parceria com as secretarias de Postura, Serviços Públicos, Integrada de Conselheiro e Defesa Civil vai realizar um Mutirão da Dengue nas localidades de São Jorge, Três Irmãos e Floresta, na próxima quarta-feira (15). A concentração das equipes será na Praça Lafaiete Bravo Filho, em Conselheiro Paulino , às 9h.
O objetivo do mutirão é acabar com o foco do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a doença. A equipe da Vigilância em Saúde, que realiza o trabalho de combate a dengue, já tem todas as metas traçadas e os locais com maiores problemas de foco do mosquito, por isso as outras secretarias foram contactadas para auxiliarem nos lugares mais complicados, como casas demolidas, terrenos particulares e baldios com lixo e acúmulo de água.  
A grande preocupação da Fundação Municipal de Saúde é com a epidemia que está prevista para o interior do estado do Rio de Janeiro esse ano, por isso há um trabalho intenso ao combate, orientação, campanhas de prevenção e com o atendimento aos casos suspeitos de dengue. No ano de 2011 foram registrados em Nova Friburgo 1.045 casos, sendo 922 autóctones (contraídos aqui no município). Em Conselheiro Paulino concentram grande parte das incidências do foco do mosquito, por isso o bairro foi escolhido para essa ação em conjunta na luta contra a doença. 


Todos podem fazer parte do combate, através da campanha "10 minutos contra a dengue", basta uma checagem por toda a casa em dez minutos por semana para que se consiga acabar com o mosquito da dengue. Verifiquem: se as caixas d’água estão vedadas; calhas limpas; tonéis, galões, barris e poços bem vedados; pneus sem água e em lugares cobertos; bandejas de ar-condicionado limpas e sem água; bandejas de geladeira limpas e sem água; pratos de vasos de planta com areia até a borda; bromélias e outras plantas sem acúmulo de água; vasos sanitários, sem uso constante, fechados; baldes virados com a boca para baixo; lonas de cobertura bem esticadas para não formar poças; e piscinas e fontes sempre tratadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário